Mais
×

As desvantagens do uso de espuma expansiva de poliuretano em telhados

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

A espuma expansiva de poliuretano é um material usado para o revestimento de telhados, antes da instalação de uma camada superior, como telhas. Esse tipo de espuma é escolhido por diversas razões, como a boa proteção contra vazamentos, melhor até mesmo do que as placas de plástico e outras alternativas. Além disso, a espuma fornece uma camada extra de isolamento, para reduzir a transferência de calor entre o telhado e a casa. Contudo, o uso desse tipo de material também apresenta várias desvantagens.

A espuma expansiva pode fornecer um substrato para o assentamento de telhados (toit image by Anthony CALVO from Fotolia.com)

Adequação

A espuma expansiva não é adequada para todo tipo de projeto. Há alguns tipos de telhado em que ela não é efetiva. Por exemplo, alguns materiais podem não permitir que a espuma se ligue corretamente, de modo que outra opção é necessária. Alguns telhados para climas chuvosos, que são concebidos de forma a possibilitar o acúmulo da água da chuva em certas regiões, não são adequados para o uso da espuma, já que o telhado é mais fraco, devido à presença constante de água.

Experiência

A espuma expansiva é mais difícil de ser instalada do que os outros tipos de materiais para telhados. É necessário um profissional que tenha experiência tanto em misturar como em aplicar a espuma. Um construtor inexperiente pode escolher o tipo errado de espuma ou misturá-la de forma inadequada, levando a problemas permanentes naquela camada. Nem todos os empreiteiros têm experiência suficiente, mesmo que disponham do equipamento necessário.

Aplicação

A aplicação da espuma expansiva exige uma técnica que pode ser conduzida de forma inadequada. Se a espuma ficar muito espessa -- a espessura ideal é de 25 mm, dependendo do tipo -- ela não será capaz de isolar ou adquirir a força estrutural necessária. Se ficar muito fina, a espuma poderá desenvolver fraturas por estresse e perder sua ligação ao telhado.

Custo

Espumas expansíveis para telhados são uma das escolhas mais caras para isolamento e proteção contra intempéries. Os proprietários podem não ser capazes de bancar esse tipo de material para o telhado dos seus imóveis, especialmente com a instalação profissional necessária por um empreiteiro experiente, que provavelmente cobrará mais caro do que os concorrentes, menos experientes.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article