Como determinar o calibre do fio para a tensão DC

Escrito por contributing writer | Traduzido por milene hermenegildo
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como determinar o calibre do fio para a tensão DC
Como determinar o calibre do fio para a tensão DC (Comstock/Comstock/Getty Images)

A eletricidade é fornecida de duas formas: corrente direta (DC), na qual a eletricidade flui somente em uma direção, e corrente alternada (AC), na qual a eletricidade circula em ambas as direções. Apesar da diferença, a fiação DC tem alguns dos mesmos requisitos de projeto da fiação AC. A corrente alternada atua um pouco diferente quando passa através de um condutor. A energia AC, na verdade, leva um fio a agir como uma bobina e um condensador, o que ajuda a impedir a queda da tensão normal. A queda de tensão torna-se uma séria consideração na corrente direta.

Nível de dificuldade:
Moderadamente desafiante

Outras pessoas estão lendo

O que você precisa?

  • Livro Código Elétrico Nacional 2008
  • Calculadora
  • Comprimento total do caminho de fiação
  • Fios a serem agrupados ou colocados em conjunto em um passador de fio ou cabo

Lista completaMinimizar

Instruções

    Ampacidade mínima

  1. 1

    Ampacidade é uma referência à capacidade de corrente de um fio. Veja no Código Elétrico Nacional (NEC, do inglês National Electrical Code) a Tabela 310.16.

  2. 2

    Na parte superior da tabela, o tipo do fio é separado por tipo de isolamento e classificação de temperatura. Localize a coluna do tipo do fio que você vai usar e vá para o menor número que é maior do que a ampacidade máxima que o seu fio vai ter que carregar.

  3. 3

    Olhe para a esquerda para ver o menor tamanho de fio para as ampacidades listadas. Este tamanho é o mínimo que você pode usar.

    Desclassificação de temperatura

  1. 1

    Se a temperatura ambiente em torno do fio superar 30º C ou 86º F, você deve usar os "Fatores de Correção" na parte inferior da tabela 310.16. Se a temperatura ambiente não ultrapassas 30º C, então pule para a próxima seção.

  2. 2

    Localize a faixa de temperatura à direita que cubra a temperatura máxima que você está procurando. Vá para a esquerda, na mesma coluna de condutor utilizada na última etapa.

  3. 3

    Multiplique as ampacidades máximas da sua fiação DC pelo valor localizado na etapa anterior. Se sua resposta for maior do que a capacidade de corrente máxima para o tamanho do fio que você obteve na seção "ampacidade mínima", então repita essa seção com este novo valor para a ampacidade.

    Número de fios energizados

  1. 1

    Os fios energizados são chamados de "condutores de corrente", no NEC. Se o número total de fios em um cabo, passador de fios ou feixe que conduzirá corrente é maior do que três, vá para a Tabela 310.15(B)(2)(a) da NEC. Se você estiver usando apenas um fio positivo e outro negativo, com um cabo de dois fios, por exemplo, então pule para a próxima seção.

  2. 2

    Encontre, no lado esquerdo da tabela, o intervalo que se adapta ao número de fios que você vai utilizar em conjunto. À direita está o percentual da ampacidade que você agora pode usar para um fio. Isto reduziria a ampacidade na tabela 310.16 para apenas 80 por cento, se, por exemplo, quatro a seis fios forem utilizados em conjunto.

  3. 3

    Repita a seção "Ampacidade Mínima", desta vez reduzindo as ampacidades na tabela pela quantidade adequada para obter o tamanho do novo fio.

    Queda de tensão

  1. 1

    A quantidade de tensão que será perdida no fio pode ser calculada com a fórmula encontrada no artigo NEC 215.2(a)(3) fpn 3. Ele fará referência a Tabela 8, no capítulo 9 do NEC, então marque ambas as páginas.

  2. 2

    Consulte a resistência da DC em ohms por 1000 pés (304,8 m) para o tamanho do fio na tabela 8. Certifique-se de usar a coluna do condutor revestido.

  3. 3

    Digite os valores corretos na fórmula abaixo para o tamanho do fio você tem até agora e resolva-a.

    VD = (2 x L x R x I) / 1000

    VD = queda de tensão L = comprimento do caminho do fio R = resistência da DC em ohms por 1000 pés (304,8 m)

  4. 4

    Subtraia a resposta do Passo 3 da quantidade de tensão na fonte. Por exemplo, se você estiver usando uma bateria de 12 volts para alimentar o circuito e a queda de tensão foi de 2 volts, a resposta seria 10 volts.

  5. 5

    A regra é manter a queda de tensão abaixo de 5 por cento. O que pode ser mais importante é qual o menor valor de tensão em que sua carga pode operar corretamente? Se o VD é muito alto, então você deve aumentar um pouco a tensão de alimentação, se você puder, ou usar um tamanho maior de fio, até que o valor de VD seja tolerável.

Dicas & Advertências

  • Não é muito aconselhável que qualquer pessoa sem formação substancial trabalhe no projeto de sistemas de fiação DC acima de 48 Volts. A eletricidade exige respeito, não trabalhe em circuitos energizados. A fiação incorreta da DC apresenta um risco substancial de incêndio ou queimadura. Se esta informação está sendo usada para fins que não sejam acadêmicos, você deve consultar as leis locais e códigos de construção.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível