Como determinar a condutividade de compostos

Escrito por mara pesacreta | Traduzido por pamela oliveira
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como determinar a condutividade de compostos
Composto químico (zolfo image by domyre from Fotolia.com)

Um composto é uma substância formada por átomos de dois ou mais elementos em proporções definidas. Os dois tipos de compostos são os orgânicos e os inorgânicos. Os primeiros são compostos que contêm carbono, normalmente combinado com outros elementos como oxigênio, hidrogênio, nitrogênio e enxofre. Os compostos inorgânicos podem ser iônicos, moleculares, hidratos, ácidos ou bases. Para determinar a condutividade, é preciso entender as diferentes propriedades associadas a cada um deles.

Nível de dificuldade:
Moderadamente fácil

Outras pessoas estão lendo

O que você precisa?

  • Tabela periódica
  • Fórmula química

Lista completaMinimizar

Instruções

  1. 1

    Para determinara condutividade de compostos, é preciso poder escrever sua fórmula química. Isso vai ajudá-lo a saber com que tipo de composto está lidando. Algumas vezes, a fórmula química do composto pode ser dada. Se não, você deve localizar os elementos na tabela periódica e escrever seus símbolos. Por exemplo, a fórmula química do cloreto de sódio é NaCl. Na é o símbolo do sódio e Cl é o do cloro.

  2. 2

    Determine se o composto é um orgânico ou inorgânico. Se for orgânico, então ele com certeza possui carbono. Estes também possuem normalmente hidrogênio, oxigênio, enxofre e nitrogênio e não têm altas condutividades. Algumas vezes podem conduzir um pouco quando são derretidos. A condutividade de compostos orgânicos é, então, muito baixa ou inexistente. Se o composto não possui essas características, então é inorgânico. É preciso distinguir se o composto é orgânico ou inorgânico para determinar sua condutividade, porque isso permitirá uma melhor caracterização dele.

  3. 3

    Determine o tipo de composto inorgânico com o qual está lidando, se você já determinou que ele não é orgânico. Os compostos inorgânicos podem ser classificados como iônicos, moleculares, hidratos, ácidos ou bases. É importante categorizá-los antes de chegar a conclusões sobre sua condutividade.

  4. 4

    Analise a fórmula química do composto e decida se ele é ou não composto por um cátion e um ânion. Um cátion é um átomo carregado positivamente e um ânion é um átomo carregado negativamente. Se for composto por cátions e ânions, então será iônico. Compostos iônicos se distinguem pela combinação do ânion, que é normalmente um ametal e está localizado no lado direito da tabela periódica; e do cátion, que é normalmente um metal e está localizado do lado esquerdo da tabela periódica. Compostos iônicos não têm uma condutividade alta no estado sólido, porque os íons estão presos fortemente uns aos outros e, por isso, não estão livres para se moverem. Entretanto, em estado líquido, os íons adquirem mobilidade, permitindo que o composto conduza eletricidade.

  5. 5

    Observe a fórmula química do composto inorgânico para ver se ele possui ou não elementos não metálicos. Se ele for formado apenas por ametais, então ele é classificado como um composto molecular. Os elementos que compõem esse tipo de composto ficam do lado direito da tabela periódica. Compostos moleculares têm condutividades baixas, mesmo quando derretidos eles geralmente não conduzem eletricidade.

  6. 6

    Examine a fórmula química para verificar se o composto tem um determinado número de moléculas de água associado a ele. Esse tipo de composto é conhecido como hidrato. Estes normalmente têm natureza iônica, sendo a parte da molécula que não é feita de água composta por um cátion e um ânion. Hidratos não possuem boa condutividade.

  7. 7

    Verifique se o composto é ou não um ácido ou uma base. Ácidos são definidos como doadores de prótons, e bases como aceptoras. Normalmente, ácidos geram íons de hidrogênio quando dissolvidos em água e bases geram íons hidróxidos. Por isso, a maior parte das fórmulas de ácidos possui hidrogênio, H, e a maior parte das fórmulas de bases possui hidróxido, OH. A amônia, entretanto, NH3, é uma base. Ácidos e bases têm alta condutividade.

Dicas & Advertências

  • Metais tecnicamente não são definidos como compostos, porque geralmente possuem apenas um elemento. Exemplos de metais incluem sódio, Na; magnésio, Mg; e ferro, Fe. Metais têm condutividade muito alta, pois seus elétrons podem se mover livremente.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível