Mais
×

Equação para a dissociação de amônia em água

Atualizado em 23 março, 2017

Quando algumas substâncias são dissolvidas em água, elas se quebram em íons sem reagir com o solvente. Por exemplo, o cloreto de sódio quebra-se em íons sódio (Na+) e cloreto (Cl-), que existem em forma aquosa na água. Outras substâncias, como a amônia (NH3), se dissociam, o que significa que elas formam novos íons ao reagir quimicamente. Quando uma substância aceita prótons da água, como ocorre com a amônia, ela atua como uma base. Quando ela doa prótons para a água, ela atua como um ácido.

Instruções

Amônia é uma solução que age como um agente corrosivo de limpeza (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)
  1. Identifique as fórmulas para os reagentes da equação. A fórmula da amônia é NH3. A fórmula da água é H2O.

  2. Remova uma partícula de hidrogênio da fórmula da água e adicione-a à da amônia para obter a fórmula do produto. Remover uma partícula de hidrogênio de H2O produz OH. Adicioná-la ao NH3 produz NH4.

  3. Adicione sinais positivos e negativos aos produtos para representar suas cargas. Remover um próton de carga positiva da água a deixa carregada negativamente, então adicione um símbolo negativo à partícula de hidróxido ("OH-"). Adicionar um próton à amônia a deixa carregada positivamente, então adicione um sinal positivo à partícula de amônio ("NH4+").

  4. Coloque os reagentes e produtos nos respectivos lados de uma flecha, formando a equação:

    NH3 + H2O -> NH4+ + OH-

bibliography-icon icon for annotation tool Cite this Article