Como calcular o desvio padrão de porcentagens

Escrito por nicholas zacharewicz | Traduzido por victor o. barbosa
Como calcular o desvio padrão de porcentagens
O desvio padrão de diferenças percentuais mostra quão diferente essas diferenças são (Comstock/Comstock/Getty Images)

As diferenças de porcentagens dão uma representação concreta da diferença entre os números de um grupo. Saber o quanto essas porcentagens diferem umas das outras fornece um ótimo senso de quão grande a diferença entre os dados realmente é, sendo uma forma eficaz de comparação. Achar esse número é bastante simples uma vez que o cálculo do desvio padrão de porcentagens é feito da mesma forma que um cálculo de desvio padrão comum.

Instruções

  1. 1

    Junte todos os números da sua lista. Anote a soma total.

  2. 2

    Divida a soma total do número de percentagens pelo número de itens da lista. Por exemplo, se o total de porcentagens for 55 e você tiver 5 itens na lista, divida 55/5. Anote o resultado do cálculo. Esse número representa a média das diferenças percentuais.

  3. 3

    Subtraia a média das percentagens por cada percentagem. Por exemplo, se a média das diferenças percentuais for 11, e suas porcentagens forem: 9%, 12%, 11%, 13% e 10%, então subtraia 11 de 9, 12, 11, 13 e 10. Anote cada um dos resultados.

  4. 4

    Eleve ao quadrado cada um dos resultados anteriores. Por exemplo, no caso do 13, você encontrou (13-11 = 2) e então elevando ao quadrado (multiplicando por ele mesmo) (2x2) você irá encontrar 4. Anote o quadrado de cada um dos números.

  5. 5

    Some todos os números "quadrados" calculados e anote o resultado.

  6. 6

    Divida a soma que você obteve no passo anterior pelo número de diferenças percentuais da lista menos 1. Por exemplo, se o número de itens na sua lista é 5 e a soma dos quadrados resultou em 7, então divida 7 / 4 (uma vez que 5 - 1 = 4). Anote esse número.

  7. 7

    Use a calculadora para achar a raiz quadrada do resultado (também chamado de variância). O resultado consequente é o desvio padrão de suas diferenças percentuais.

Dicas & Advertências

  • Os números negativos podem resultar da subtração da média por uma porcentagem. Não se preocupe, uma vez que você irá elevar todos os resultados ao quadrado, tornando qualquer número negativo, positivo.

O que você precisa?

  • Calculadora

Lista completaMinimizar