Dicas de como aplicar a matriz SWOT em áreas de marketing

Escrito por scott christ | Traduzido por marcos vinicios de araújo barros
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Dicas de como aplicar a matriz SWOT em áreas de marketing
A Análise SWOT pode ajudar a identificar elementos diferenciadores importantes para o seu negócio (stock market analysis screenshot image by .shock from Fotolia.com)

A Análise SWOT se refere a forças (strengths), fraquezas (weaknesses), oportunidades (opportunities) e ameaças (threats). Ela é uma ferramenta que as organizações utilizam para compreender o seu ambiente e se concentrar em áreas estratégicas. De acordo com a revista Entrepreneur Magazine é importante para qualquer empresa fazer uma análise com a matriz SWOT nos estágios iniciais de um planejamento estratégico de marketing.

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Forças

As “forças” são os pontos que a sua empresa se desenvolve bem. Para identificá-las, responda a pergunta: "O que a minha empresa faz melhor que os concorrentes?" Além disso, peça a opinião dos funcionários internos e clientes sobre quais são os pontos fortes da empresa. Analise seu material de marketing e observe as informações mais importantes que chegam aos seus clientes e que elevam as vendas. Por fim, faça uma lista dos pontos fortes. Alguns exemplos de “forças” da sua empresa podem ser a fidelidade dos clientes, melhores preços, atendimento personalizado, base diversificada de clientes, liderança de mercado e bons funcionários.

Fraquezas

Todas as empresas têm uma lista de coisas que elas acham que poderiam melhorar. Ao invés de olhar para essas falhas como pontos fracos, considere elas como oportunidades para melhorar o seu negócio. Pode ser difícil identificar as “fraquezas”; portanto, seja o mais sincero e honesto possível. Novamente, entreviste seus funcionários e clientes e faça a pergunta: "O que podemos fazer para melhorar?" Publique folhas de pesquisas no seu site para que os clientes possam respondê-las e distribua formulários de sugestões se você for dono de um comércio varejista. Alguns exemplos de fraquezas são materiais de marketing de pouca eficiência, site desatualizado, problemas de pessoal, falta de inovação no mercado ou falta de visibilidade para o seu negócio. Crie uma lista dos pontos fracos.

Oportunidades

As “oportunidades” na matriz SWOT identificam as áreas que têm potencial para gerar um efeito positivo no seu negócio. Observe as fraquezas identificadas, porque algumas deles podem apresentar oportunidades viáveis para a sua empresa. Por exemplo, se um de seus pontos fracos é a "falta de presença online," reescreva essa observação como uma oportunidade, ou seja, "aumentar a presença online da nossa empresa esse ano". Liste todas as oportunidades da sua empresa. Outros exemplos incluem a identificação de possibilidades de fusão e aquisição, de se aventurar em novos segmentos de mercado e melhorar os materiais de marketing.

Ameaças

As ameaças são fatores externos que podem ter um efeito negativo sobre sua empresa. Para identificá-las, observe seus concorrentes. Especule sobre as cotas de mercado deles, produtos ou esforços para o desenvolvimento de serviços, taxas de fiscalização, tendências de emprego e áreas de foco de marketing. Identifique as principais ameaças que os concorrentes mais fortes apresentam contra a sua empresa. Alguns exemplos de ameaças podem ser, por exemplo, um concorrente baixando o preço de um produto ou serviço, um concorrente entrando em um novo segmento de mercado ou incrementando o quadro de pessoal para uma nova unidade de negócios.

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