Mais
×

Dicas para concretagem de uma laje

Atualizado em 23 março, 2017

Quando feito corretamente, concretar uma laje pode economizar até metade do que um empreiteiro cobraria, segundo a revista Family Handyman. Mas pode ser estressante: como o concreto seca rapidamente, tudo tem que estar pronto antes de começar a concretar, pois mesmo pequenos erros -- em geral inicialmente invisíveis -- podem causar rachaduras mais tarde. Siga estas dicas e você será capaz de encher uma laje nivelada, sem rachaduras, que será uma base firme para a construção.

A preparação faz toda a diferença quando se enche uma laje de concreto (man finishing concrete image by jimcox40 from Fotolia.com)

Preparação do local

Encher uma laje lisa começa com a maneira que você prepara o terreno. Solos sem boa drenagem levam a rachaduras na laje. Solo arenosos, que são naturalmente bem drenados, precisarão de pouco preparo, além de raspagem da superfície. Mas com solos de argila e barro, você terá que remover o suficiente para permitir uma camada de 15 a 20 cm de cascalho sob a laje, segundo a Family Handyman.

Juntas de dilatação e reforços

Esquecer de criar juntas e reforçar a forma resultará em uma laje inutilizável. Lages maiores do que 6 m x 6 m, de acordo com o site pavingexpert.com, exigirão juntas, que a National Ready Mix Concrete Association (Associação Mistura Pronta de Concreto) descreve como fissuras pré-planejadas. As juntas são mais fáceis de manter do que as rachaduras irregulares que ocorrem naturalmente em qualquer laje grande de concreto quando seca e encolhe. A Cooper Concrete Company, uma empresa de concreto pré-misturado do Texas, Estados Unidos, recomenda a colocação de juntas a cada 3 m ou 4,5 m de distância e, pelo menos, com um quarto da profundidade do concreto. Você também vai precisar reforçar a forma ou as laterais vão arquear quando você despejar o concreto. A revista Family Handyman recomenda reforçar a cada 60 cm com estacas e reforços, uma ferramenta especial que se inclina para o chão para evitar que os topos das estacas flexionem para fora. A Cooper Concrete recomenda reforçar a cada 90 cm a 1,20 m e em cada junta.

Barra de reforço

Instale uma barra para reforçar a laje e proporcionar maior garantia contra rachaduras. A barra de reforço, feita de aço, encontra-se na maioria das lojas de materiais de construção. Coloque-a em todo o perímetro da sua forma, pelo menos a 5 cm de distância da forma e a 5 cm do topo, conforme o site buildeasy.com. Junte e amarre com arame as peças de barra, deixando pelo menos 40 cm de trespasse.

Despejando o concreto

O concreto seca muito rapidamente, portanto o tempo para ajustes será limitado logo que você começar a concretar. As altas temperaturas aceleram o tempo de secagem, por isso, se estiver calor ou se for a primeira vez que você concreta uma laje, divida a laje ao meio e concrete uma parte de cada vez. Coloque com uma pá o concreto molhado mais ou menos onde vai precisar dele, depois um parceiro deve espalhá-lo uniformemente em toda a forma enquanto você puxa uma régua longa, chamada de régua de desempenar, na parte superior para alisá-lo. O site buildeasy.com recomenda puxar a régua de desempenar com um movimento de vai e vem de serra até que o concreto fique nivelado.

Acabamento

Após ter despejado e nivelado o concreto, passe uma colher de pedreiro ou uma desempenadeira para alisá-lo. O site buildeasy.com recomenda passar a colher ou a desempenadeira em vai e vem como amplos arcos. Se não acertar da primeira vez, deixe-o até que o excesso de água tenha evaporado da superfície e passe a colher novamente. Você pode repetir esse passo até três vezes.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article