Dicas para concretagem de uma laje

Escrito por elaine severs | Traduzido por leonardo medina
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Dicas para concretagem de uma laje
A preparação faz toda a diferença quando se enche uma laje de concreto (man finishing concrete image by jimcox40 from Fotolia.com)

Quando feito corretamente, concretar uma laje pode economizar até metade do que um empreiteiro cobraria, segundo a revista Family Handyman. Mas pode ser estressante: como o concreto seca rapidamente, tudo tem que estar pronto antes de começar a concretar, pois mesmo pequenos erros -- em geral inicialmente invisíveis -- podem causar rachaduras mais tarde. Siga estas dicas e você será capaz de encher uma laje nivelada, sem rachaduras, que será uma base firme para a construção.

Outras pessoas estão lendo

Preparação do local

Encher uma laje lisa começa com a maneira que você prepara o terreno. Solos sem boa drenagem levam a rachaduras na laje. Solo arenosos, que são naturalmente bem drenados, precisarão de pouco preparo, além de raspagem da superfície. Mas com solos de argila e barro, você terá que remover o suficiente para permitir uma camada de 15 a 20 cm de cascalho sob a laje, segundo a Family Handyman.

Juntas de dilatação e reforços

Esquecer de criar juntas e reforçar a forma resultará em uma laje inutilizável. Lages maiores do que 6 m x 6 m, de acordo com o site pavingexpert.com, exigirão juntas, que a National Ready Mix Concrete Association (Associação Mistura Pronta de Concreto) descreve como fissuras pré-planejadas. As juntas são mais fáceis de manter do que as rachaduras irregulares que ocorrem naturalmente em qualquer laje grande de concreto quando seca e encolhe. A Cooper Concrete Company, uma empresa de concreto pré-misturado do Texas, Estados Unidos, recomenda a colocação de juntas a cada 3 m ou 4,5 m de distância e, pelo menos, com um quarto da profundidade do concreto. Você também vai precisar reforçar a forma ou as laterais vão arquear quando você despejar o concreto. A revista Family Handyman recomenda reforçar a cada 60 cm com estacas e reforços, uma ferramenta especial que se inclina para o chão para evitar que os topos das estacas flexionem para fora. A Cooper Concrete recomenda reforçar a cada 90 cm a 1,20 m e em cada junta.

Barra de reforço

Instale uma barra para reforçar a laje e proporcionar maior garantia contra rachaduras. A barra de reforço, feita de aço, encontra-se na maioria das lojas de materiais de construção. Coloque-a em todo o perímetro da sua forma, pelo menos a 5 cm de distância da forma e a 5 cm do topo, conforme o site buildeasy.com. Junte e amarre com arame as peças de barra, deixando pelo menos 40 cm de trespasse.

Despejando o concreto

O concreto seca muito rapidamente, portanto o tempo para ajustes será limitado logo que você começar a concretar. As altas temperaturas aceleram o tempo de secagem, por isso, se estiver calor ou se for a primeira vez que você concreta uma laje, divida a laje ao meio e concrete uma parte de cada vez. Coloque com uma pá o concreto molhado mais ou menos onde vai precisar dele, depois um parceiro deve espalhá-lo uniformemente em toda a forma enquanto você puxa uma régua longa, chamada de régua de desempenar, na parte superior para alisá-lo. O site buildeasy.com recomenda puxar a régua de desempenar com um movimento de vai e vem de serra até que o concreto fique nivelado.

Acabamento

Após ter despejado e nivelado o concreto, passe uma colher de pedreiro ou uma desempenadeira para alisá-lo. O site buildeasy.com recomenda passar a colher ou a desempenadeira em vai e vem como amplos arcos. Se não acertar da primeira vez, deixe-o até que o excesso de água tenha evaporado da superfície e passe a colher novamente. Você pode repetir esse passo até três vezes.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível