Dicas de costura para ajustar as costuras laterais em um vestido de verão tomara que caia

Escrito por sarah tidwell | Traduzido por carolina pires
Dicas de costura para ajustar as costuras laterais em um vestido de verão tomara que caia
Vestidos sem alças dão mais frescor no calor do verão (Goodshoot RF/Goodshoot/Getty Images)

Um vestido tomara que caia é segurado por um formato que fica justo no corpo em volta dos seios e barriga; logo, essa parte deve ser bem apertada. Ajustar as costuras laterais de um vestido de verão tomara que caia para melhorar esse caimento justo é fácil com uma máquina de costura para tecidos finos ou técnicas de costura manual para os mais grossos

Medidas

Vista o vestido do avesso e puxe as costuras laterais para longe do corpo, até que o vestido pareça estar com o caimento certo. Prenda o excesso de tecido nas costuras laterais com alfinetes retos. Marcar a mesma quantidade de material nos dois lados é importante para garantir que um zíper nas costas ou qualquer desenho na frente fique no lugar correto depois de refazer as costuras. Abra o zíper e tire o vestido com cuidado, para evitar atrapalhar a colocação dos alfinetes.

Pontos

Mantenha o vestido do avesso enquanto costura, para que as linhas não fiquem visíveis do lado de fora. Use a máquina de costura ou sovela para criar um ponto fixo. Esse tipo de ponto é uma costura extremamente resistente que prende a linha cada vez que ela atravessa o tecido. Outro benefício de usá-lo é que, se uma das partes da linha se partir, o ponto não vai se desfazer, pois a linha é presa ao tecido cada vez que cruza outro pedaço de linha.

Cortes

Corte a costura velha depois de criar a nova e prendê-la em cada extremidade. Cortar a costura velha diretamente ao longo da nova e deixar um bom pedaço de tecido a mais permite que você reajuste o vestido mais tarde para que fique mais largo, caso queira mais espaço no peito ou na barriga. Faça a bainha nas novas bordas formadas para evitar que o tecido se desfaça. Os pontos fixos podem ser feitos bem próximos, embora, não importa a proximidade, possam não prevenir que o tecido se desfazendo atravesse a linha da costura.

Finalização

Separe as sobras de tecido nas linhas de costura, pressionando no meio e passando o ferro quente para formar um vinco. Esse processo segura as abas de tecido da sobra junto com o corpo do vestido, para que as costuras não pareçam muito cheias da perspectiva de fora. Se o material do vestido não puder ser passado a ferro, coloque uma toalha sobre a costura aberta da peça e pressione o ferro sobre a toalha, para que o calor seja transferido, mas a placa de ferro quente não atrapalhe o material.

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível