Mais
×

Dicas para costurar colchas com desenho de hexágonos

Atualizado em 17 abril, 2017

As colchas com desenho de hexágonos são emendas de centenas de pedaços de tecido cortados em pequenos hexágonos. Esse estilo de colcha foi o preferido durante o século XIX, pois utilizava grupos de pequenos hexágonos coloridos para fazer hexágonos maiores em um fundo branco. A fabricação tradicional envolve a emenda da colcha à mão usando uma técnica delicada. Esse tipo de projeto pode ser difícil e demorado e é adequado para costureiros avançados.

As colchas de hexágonos exigem habilidade e paciência para serem concluídos (tissus de coton image by fotogisèle from Fotolia.com)

Emenda de papel

A técnica de emenda de papel tem sido usada por costureiros há centenas de anos na fabricação de colchas de hexágono. No passado, ela envolvia o corte de centenas de hexágonos de papel do mesmo tamanho (frequentemente papel reciclado). Felizmente, os costureiros contemporâneos podem comprar hexágonos pré-cortados em uma variedade de tamanhos em lojas de suprimentos para a produção de colchas e em lojas de tecido. Os hexágonos pré-cortados diminuem consideravelmente o tempo necessário na realização de um projeto .

Alinhavo

Dois métodos para alinhavar os hexágonos no tecido estão disponíveis. O método tradicional consistia na costura de cada hexágono no tecido, o que exigia que os costureiros removessem cuidadosamente os pontos após a finalização da colcha. Atualmente, existe uma cola de tecido solúvel em água que simplifica o processo. Os costureiros podem simplesmente usar um pouco de cola para fixar os hexágonos e removê-los facilmente com água mais tarde.

Corte

O cortador rotativo e a esteira revolucionaram a fabricação de colchas, pois sua velocidade e precisão cortam as peças individuais mais rapidamente. Use um cortador rotativo e uma régua ou modelo de colcha para cortar os hexágonos necessários para seu projeto. Corte em torno de seu pedaço de papel hexagonal deixando 6 mm extra para a costura.

Emenda

Infelizmente, a emenda de papel requer que os costureiros unam cada peça à mão. No entanto, existem outros métodos de emenda de colchas de hexágonos à máquina. Muitos têm explorado uma variedade de maneiras de emendas, mas alguns acham que a costura à mão de cada hexágono é uma experiência satisfatória, pois poucas coisas são totalmente feitas à mão.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article