Dicas de como escrever uma proposta para um projeto

Escrito por samuel hamilton | Traduzido por michele barbosa
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Dicas de como escrever uma proposta para um projeto
Escrever uma proposta exige que você antecipe questões e preocupações dos indivíduos (Jupiterimages/Comstock/Getty Images)

Uma proposta de projeto trata de resolver problemas específicos identificados por indivíduos ou organizações que demandem uma solução. Ao escrever uma proposta, você deve garantir que ela esteja abordando suficientemente o problema proposto. Seu objetivo deve ser apresentar adequadamente suas ideias para os potenciais leitores do documento.

Outras pessoas estão lendo

O PCP

A primeira característica de uma proposta de sucesso é o grau em que o conteúdo do documento responde ao apelo específico da proposta (PCP). PCP é uma variedade de propostas passadas por indivíduos às organizações. O PCP articula os parâmetros da proposta, incluindo a linha do tempo para a sua conclusão, o orçamento e, mais importante, o problema específico da pessoa que precisa ser resolvido. Ao escrever sua proposta de projeto, uma boa dica é analisar a linguagem do PCP, em especial os termos-chave (palavras de ordem como "interdisciplinar", "barato" e "técnico", por exemplo), e reutilizar essas palavras dentro das seções de sua proposta.

Antecipar perguntas

Os leitores e revisores de propostas abordam no documento um conjunto de perguntas comuns em suas cabeças. As mais importantes dessas questões são: "qual é o ponto dessa proposta?", "por que isso importa?" e "quais as soluções?. Respostas adequadas, coerentes e persistentes para essas questões em toda a proposta são outra característica de uma proposta bem sucedida. Apesar de seções específicas de uma proposta (introdução, definição do problema e conclusão) responderem diretamente às duas perguntas, uma boa dica é sempre enquadrar cada seção da sua proposta em torno da importância da pergunta e manter sua resposta nas seções finais.

Layout e desing

Como as propostas são muitas vezes documentos altamente técnicos, o layout e design do documento devem ser simples, de uma forma que não interfira na compreensão dos leitores no momento de ler o material. Algumas características de uma proposta de design simples incluem parágrafos autônomos (parágrafos que têm um espaço antes e depois) e gráficos complementares (gráficos, imagens). Ao projetar sua proposta, uma boa dica é circular e desenhar linhas em torno de todos os componentes individuais em primeiros rascunhos da proposta. Isso deve quebrar o formato em pedaços para que você possa garantir que os componentes de página diferentes sejam devidamente espaçados e dispostos.

Composição centralizada no leitor

Sempre mantenha uma abordagem centrada no leitor ao compor e projetar a sua proposta. Além das preocupações referentes à antecipação de questões comuns, bem como o layout e questões de design, a escrita deve ser enquadrada de forma que apele para a sensibilidade do leitor. Para compor sua proposta usando uma abordagem correta, uma boa dica é pesquisar os leitores chaves de sua proposta, de modo a identificar os seus objetivos específicos. Você deve trabalhar esses objetivos nas seções da proposta, assim como incorporar a linguagem do PCP em toda a sua proposta.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível