Dicas de escrita para descrever roupas

Escrito por caitlynn lowe | Traduzido por henry alfred bugalho
Dicas de escrita para descrever roupas
Pratique descrevendo o tipo de vestuário, o tipo de material e a aparência de roupas no seu armário (Comstock/Comstock/Getty Images)

Tanto pessoas novas na língua portuguesa quanto falantes nativos procurando melhorar suas habilidades da escrita se beneficiarão ao aprender a descrever roupas de uma maneira eficaz. Descrições detalhadas adicionam vivacidade à sua escrita, mas usar muitos termos pode também fazer com sua descrição pareça desordenada em casos nos quais uma descrição simples seria suficiente.

A importância de descrever roupas

Esteja você escrevendo um ensaio, carta, postagem de blog, conto ou praticamente qualquer outra peça escrita, saber como efetivamente descrever roupas muitas vezes adiciona dimensão e vivacidade ao seu trabalho. Dentro de uma obra pessoal, como uma carta, explicar o que você usou em um determinado evento ou o visual de uma pessoa interessante requer a capacidade de descrever com precisão as roupas e itens de vestuário do indivíduo. Uma obra ou escrita profissional ou pública, como um romance, uma notícia ou uma postagem de um blog, se beneficia de uma detalhada descrição, ainda que sucinta, de roupas, pois permite que o leitor visualize melhor a cena retratada pelo escritor.

Comece com o tipo da roupa

O aspecto mais básico e essencial da descrição de vestuário vem da forma do tipo de roupa. Comece sua descrição indicando o vestuário específico. Em geral, as peças incluem calças, camisas, vestidos, meias, sapatos e assim por diante. Em vez de simplesmente listar a categoria geral do vestuário, no entanto, tente listar o tipo o mais especificamente possível. Por exemplo, "uma blusa vermelha" e "um top vermelho" apresentam duas imagens diferentes, e ambas definem a imagem mais claramente do que a frase "camisa vermelha". A descrição do tipo específico de vestuário não apenas fornece uma base para o resto da descrição, como também normalmente indica o nível de formalidade do personagem.

Considere o tipo de material

O tipo de material, embora nem sempre indicado, dá mais clareza e profundidade à sua descrição geral. A diferença entre uma "saia jeans" e uma "saia de couro" muda a cena dramaticamente, pois a primeira indica um tom casual, enquanto a última geralmente indica um tom mais sensual. No entanto, note que nem todas as descrições de vestuário se beneficiam com a inclusão do tipo de material. Descrever uma camiseta como de "uma mistura de 80% algodão, 20% poliéster" pode parecer desnecessário e prolixo. O termo "camiseta" geralmente indica uma camisa casual, então, explicitar a utilização de materiais casuais, especialmente de forma prolixa, pode fazer com a descrição pareça ser excessivamente específica.

Use adjetivos e substantivos de aparência

Substantivos e adjetivos de aparência distinguem uma peça de roupa de qualquer outra. Quanto mais detalhes de aparência você usar, mais vívida se tornará a imagem. Adjetivos comuns de aparência incluem cores e padrões. Substantivos comuns de aparência incluem características como botões, zíperes e bolsos. Use esses termos descritivos conforme exigidos pela obra de escrita. Descrever um par de jeans como "um jeans desgastado com tom escuro" funciona bem em uma carta pessoal, quando o jeans não for o foco, mas uma história onde os jeans apresentam uma pista vital sobre a personalidade do personagem provavelmente se beneficiaria de mais detalhes, como "um jeans de tom escuro com joelhos rasgados e um buraco no bolso."

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível