Dicas de manutenção da Honda VTX 1800

Escrito por sean russell | Traduzido por pedro lopes
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Dicas de manutenção da Honda VTX 1800
A Honda VTX 1300 usa um motor menor (motorcycle image by Greg Pickens from Fotolia.com)

Em 2002, a "Honda Motor Company" lançou a motocicleta VTX1800 cruiser. Remanescente do estilo clássico da Harley Davidson, a Honda VTX1800 estava disponível em diversas opções de modelos, variando o visual e a performance. A VTX 1800 foi produzida de 2002 a 2008. O modelo de 2008 da VTX 1800 foi lançado em três versões: a N ou "neo retro", a F ou "sport cruiser" e a T ou "modelo touring". Seguir as recomendações e dicas do fabricante de mecânica e ajustes de potência permite tirar proveito máximo das motocicletas.

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Escolhendo o modelo

Cada um dos três modelos da VTX1800 (N, F e T) disponíveis em 2008 ofereciam ao piloto opções diferentes umas das outras. Cada modelo usava o mesmo motor em V com 1792cc, refrigerado a ar, com câmbio de cinco marchas e transmissão por eixo. O modelo F usava pneus menores e o ciclo da suspensão era de 10.9 cm. Já o ciclo da suspensão dos modelos N e T era de 12.9 cm. O modelo F pesava cerca de 351 kg, enquanto os modelos N e T pesavam 362 kg e 364 kg, respectivamente. Essas pequenas diferenças são importantes para o ajuste de sua VTX1800.

Dicas gerais

A Honda recomenda usar sempre peças, fluidos e lubrificantes originais quando estiver fazendo a manutenção da sua moto. A Honda também possui ferramentas especialmente desenhadas para as peças da VTX 1800 detalhadas na seção "ferramentas", no manual do proprietário, para uma montagem e desmontagem mais fácil. A VTX 1800 usa apenas parafusos e porcas do sistema métrico, logo, ferramentas do sistema métrico são necessárias. Instale novas juntas, anéis, vedações e travas quando reinstalar componentes que precisem de tais ferramentas. Lubrifique componentes deslizantes antes da remontagem. Sempre aperte primeiro o parafuso e a rosca maiores ou os que estiverem mais ao centro. Em seguida, aperte prioritariamente o parafuso ou porca que se encontra diagonalmente oposto ao primeiro. Siga a especificação de torque específico para a VTX 1800 no manual do proprietário. Consulte o manual para diagramas de cabos quando necessário. Tenha cuidado com o preenchimento excessivo ou a falta de preenchimento no reservatório de óleo. Verifique no manual do proprietário a capacidade de óleo do motor. Por exemplo: os modelos de 2002 e 2003 da VTX 1800 necessitavam de 3,5 litros de óleo quando trocado sem a substituição do filtro o e 3,7 litros com o filtro substituído.

Manutenção

O manual dos modelos 2002 e 2003 da Honda VTX 1800 recomenda a troca de óleo e filtro quando o hodômetro atinge 6500 km, 19000 km, 32000 km e a cada 12500 quilômetros após isso. Você pode trocar filtro e o óleo quando desejar, mas não é recomendado passar do limite especificado para a rotina de manutenção. Substitua o liquido refrigerante do radiador a cada dois anos, a cada 38500 km ou o que vier primeiro. Substitua o fluido de freio a cada dois anos ou quando o hodômetro chegar a 19000km; depois, mais uma vez aos 38500 km. Inspecione o fluido de freio a cada 6500km. Fluido de freio sujo e escuro no cilindro master fará com que o sistema perca a eficiência.

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