Casa

Dicas para pintar gesso

Escrito por andrea ruiz | Traduzido por marcelo couto
Dicas para pintar gesso

O gesso no interior de uma residência mantém bem a tinta

Jupiterimages/Photos.com/Getty Images

O gesso é um material ideal para se pintar. Sua superfície semiporosa é bastante estável e não se danifica facilmente. Quando lixada, fornece um substrato liso que aumenta a taxa de adesão de tintas, além de aceitar bem o primer. O gesso é um material comumente usado em paredes e outros interiores de construções. Pintar paredes e tetos é algo simples quando se tem noção de algumas dicas úteis.

Outras pessoas estão lendo

Secando o gesso

Embora o gesso ofereça uma superfície excelente para pinturas quando está completamente seco, nunca deve-se pintá-lo quando estiver molhado. O gesso molhado contém muita umidade, o que pode danificar qualquer tinta ou primer pintado sobre ele. Além disso, também pode se deformar muito mais facilmente, estragando qualquer pintura. Deixe o gesso secar por, no mínimo, 30 dias antes de pintá-lo. Se após esse período ele ainda parecer molhado ou se o cômodo ainda estiver com cheiro de umidade, deixe secar por mais duas semanas. Reparar problemas de pintura sobre o gesso deformado é muito mais trabalhoso e difícil, de modo que esse é um dos aspectos mais importantes a se cuidar nesse tipo de trabalho.

Considerações sobre o primer

Antes de pintar uma superfície de gesso, deve-se escolher o primer adequado para o tipo de tinta que será usada, além de preparar a superfície para a aplicação do produto. Lixe todos os pontos ásperos ou cristalizados até que a superfície fique totalmente lisa. Em seguida, dê duas mãos de primer. Se for pintar com tinta à base de óleo, deve-se usar uma fórmula à base de acrílico ou resistente à alcalinidade para não danificar o gesso. Deixe cada mão de primer secar completamente por no mínimo 24 horas antes de aplicar outras camadas.

Aplicação da tinta

Parte do apelo das paredes de gesso está no seu acabamento absolutamente liso. Para preservar essa característica durante a pintura, considere a maneira como aplicará a tinta. Para um acabamento totalmente liso e sem remendos, utilize um pulverizador de tinta. Se for usar rolos, prefira os de diâmetro pequeno ou pouca espessura da esponja, de modo que o ato de passar o rolo sobre a superfície não deixe nenhuma demarcação visível. A pintura à mão com um pincel angular de alta qualidade lhe dará um acabamento muito preciso, mas pode ser inviavelmente demorado para superfícies muito grandes.

Não deixe de ver

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media