Dicas de secagem para sprays de verniz

Escrito por sasha maggio Google | Traduzido por aline fernandes
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Dicas de secagem para sprays de verniz
O spray de verniz realça as superfícies de itens de madeira e os protege contra o desgaste e o meio ambiente (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Os sprays de verniz são comumente utilizados para dar acabamento a móveis de madeira, como armários, mas às vezes os confeiteiros utilizam um spray de verniz comestível para cobrir os seus produtos. Geralmente existe uma cor ou um pigmento no spray de verniz que realça o acabamento natural da madeira ou dá um tom diferente à cor natural da mesma. O pigmento no spray de verniz também pode realçar uma superfície de madeira que foi tingida e selada.

Outras pessoas estão lendo

Controle o ambiente

O spray de verniz, assim como tinta e outras substâncias que permanecem pegajosas por um tempo enquanto secam, seca melhor em um ambiente fresco e sem umidade. A maioria dos produtos de tinta e verniz, no entanto, também precisa de ventilação apropriada ao ser utilizada, devido aos fumos dos compostos químicos. Se for borrifar o verniz sobre móveis, coloque-os em um cômodo onde fiquem isolados de outras pessoas e de animais de estimação da casa, como uma garagem, um porão ou uma sala de trabalho. Instale um ventilador para circular o ar no cômodo e, se possível, ligue o condicionador de ar para controlar a temperatura. Se o tempo do lado de fora estiver úmido, tente manter os itens que estiverem secando longe da umidade por um período de 24 a 48 horas.

Aplique em camadas finas

O spray de verniz pode secar lentamente se for aplicada uma camada grossa demais de uma vez. Teste o spray com o bocal virado para um jornal para ver a que velocidade o jato sai. Aplique uma pressão estável ao bocal ou ao gatilho quando estiver pulverizando o verniz nos objetos e mova o spray para dar uma camada uniforme em toda a área desejada. Deixe essa primeira camada secar de 12 a 24 horas, antes de aplicar a segunda camada. Repita para obter o acabamento de verniz desejado, depois deixe secar por um período de 24 a 48 horas no final.

Prepare a superfície antes de pulverizar

Remova qualquer aspereza ou farpa da superfície com uma lixa de grão fino. Passe uma toalha úmida para remover a poeira e as partículas do lixamento. Se a superfície estiver suja ou precisar de muito lixamento, pode ser bom limpá-la com a toalha várias vezes, enxaguando e torcendo a toalha para evitar reaplicar a poeira e a sujeira. A superfície deve estar completamente seca antes de aplicar o spray de verniz, então, para obter os melhores resultados, espere pelo menos 24 horas para que qualquer umidade sobre a superfície seque. Mantenha os itens em um cômodo fechado para evitar que mais poeira ou partículas se acumulem enquanto secam antes de passar o verniz.

Spray de verniz na comida

O spray de verniz aplicado em produtos comestíveis por confeiteiros é feito de uma combinação de açúcares, pectina, água e ácido cítrico. O acabamento de verniz dá uma superfície brilhosa aos produtos e evita que ressequem enquanto estiverem em exibição nas padarias. Muitos confeiteiros fazem o verniz do início e o pincelam em tortas, tartes e outros produtos, mas existe um spray de verniz disponível que é pronto para o uso e torna a aplicação em produtos delicados, como croissants, mais fácil. Aplique o verniz aos produtos mornos e deixe esfriar até a temperatura ambiente sem mexer neles. O verniz acumulará partículas de poeira ou de farinha se entrar em contato com algo enquanto ainda estiver pegajoso e também junta impressões digitais se os produtos forem movidos antes de o verniz secar. Para obter os melhores resultados, remova os produtos quentes do forno e coloque-os em tabuleiros cobertos por papel manteiga. Aplique o verniz enquanto os produtos estiverem quentes, depois coloque os tabuleiros em uma estante para resfriamento e mantenha a estante em um lugar onde não será perturbada. Evite guardar os produtos na geladeira até que o verniz tenha secado, para reduzir a viscosidade persistente.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível