Dicas sobre bokken

Escrito por nicholas robbins Google | Traduzido por rafael affonso de andré
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Dicas sobre bokken
Bokken é uma alternativa nos países em que espadas são proibidas (sword image by Andrey Kiselev from Fotolia.com)

Bokken, ou espada de madeira para artes marciais, é um tipo comum de arma usado para treinar kata no kendo ou outras artes marciais que façam uso da espada. Em muitos locais em que armas brancas são ilegais, o bokken é usado tanto para a alto defesa quanto para treinar. Aprenda algumas dicas para saber quando usar essa arma, seja para praticar ou qualquer outro propósito.

Outras pessoas estão lendo

Qualidade

Existem dois fatores importantes que determinam a qualidade de uma bokken. A primeira é a madeira, que deve ser pesada e sólida. O carvalho é uma opção comum, mas a madeira de pau roxo e a jatobá são reconhecidas pelo seu peso e resistência contra impactos. Evite usar bokken feito de madeiras ou compostos mais leves, pois elas tendem a quebrar após o impacto. O segundo fator de qualidade é a habilidade de quem a produz. Uma bokken feita perfeitamente deve causar um bom balanço nas mãos sem sobrecarregar o pulso ou ser difícil de ser manejada. A espada de madeira deve ser parecida com uma espada de metal tanto em aparência quanto em distribuição do peso. Embora a maioria seja baseada na Katana japonesa, existem bokken para shoto, tanto e até para espadas medievais.

Dicas de treino

A bokken feito com uma madeira dura pode ser usado para Kata, treino solo e sparring. A forma do artista marcial dirá qual o melhor jeito de se usar a bokken, mas existem algumas dicas que são importantes a todos os praticantes. A bokken irá quebrar se for usada para bater em superfícies duras, como paredes e o chão, ou caso seja colocado muito peso no choque entre duas espadas. Caso esteja em uma sessão de sparring usando uma bokken, é melhor se desviar do ataque do seu oponente do que receber o impacto dele diretamente em sua espada. Essa medida protegerá tanto a sua espada quanto o seu corpo, evitando que seu oponente quebre sua espada de madeira. A bokken não deve ser confundida com a shinai; a shinai é normalmente usada para ter contato com o corpo durante o treinamento pois os ferimentos causados por ela são superficiais e deixam somente pequenos hematomas.

Dicas sobre bokken
Shinai é uma espada de bambu usado para treinar contato direto durante o treino (kote and shinai image by Konstantin Emelyanov from Fotolia.com)

Suburito

A última dica consiste em falar sobre um tipo raro de bokken conhecido como suburito. Suburi significa "praticar sozinho". Esse tipo de bokken não é feito para nenhum tipo de sparring ou combate não letal. O suburito é formado por uma área de lâmina bem grande e pesada. Normalmente construída com o mesmo material da bokken, podem pesar até dez vezes mais. O suburito comum pode pesar de 2 kg a 3 kg. Praticar o seu kata tradicional usando o suburito aumentará sua velocidade e força, fatores importantes para qualquer praticamente da espada. Diz a lenda que o suburito foi criado por Miyamoto Musashi usando o remo de um barco e foi utilizado em seu duelo contra Sasaki Kojiro.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível