Dicas sobre caturritas azuis

Escrito por emily martinez | Traduzido por victor almeida
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Dicas sobre caturritas azuis
Caturritas azuis (Jupiterimages/liquidlibrary/Getty Images)

É dito por muitos donos de caturritas azuis que elas são pássaros mais dóceis que as caturritas verdes padrão. No entanto, de acordo com Theresa Jordan, uma autora especializada em comportamento de aves, a azul é somente uma mutação e é exatamente o mesmo tipo de pássaro que a verde. As caturritas azuis são normalmente azul-escuro, com um leve cinza azulado nas extremidades das assas, no peito e na testa. De acordo com Jordan, elas se originam das que possuem o traço recessivo para a coloração azul. Espere que sua caturrita azul aja igual a qualquer caturrita verde, pois ela terá as mesmas peculiaridades, temperamento e defeitos que qualquer outra.

Outras pessoas estão lendo

Síndrome da auto-mutilação

A síndrome da auto-mutilação, ou QMS (sigla em inglês para Quaker mutilation syndrome), é uma grave doença encontrada somente em caturritas domésticas. De acordo com Theresa Jordan, da Winged Wisdom Pet Bird Magazine (Revista da sabedoria alada das aves domésticas, em tradução livre),os pesquisadores não sabem qual é a causa para que as aves desenvolvam essa doença. Dieta pobre ou falta de socialização não parecem ser os fatores. As caturritas que sofrem dessa síndrome não arrancam as próprias penas; elas mutilam a pele, mastigando, bicando e mordendo a própria carne a um nível devastador, que geralmente resulta na morte por infecção ou perda de sangue. Por causa do efeito tão prejudicial dessa doença nas aves, é preciso procurar um veterinário certificado com experiência em tratar dessa síndrome.

Problemas comportamentais

As caturritas são notoriamente agressivas e territoriais com sua gaiola, bem como com as pessoas a que elas estão ligadas. Para ajudar a estabelecer um domínio humano, evite que a ave pouse sobre seu ombro. Se ela bicar, ignore o ato e imediatamente coloque-a de volta na gaiola por 30 minutos. Repita isso toda vez que ela bicar, e evite gritar de dor. Pode ser difícil não gritar quando isso acontece por causa da dor, mas gritar estará premiando sua ave pela bicada. As caturritas gostam tanto da atenção positiva dada a elas quanto da negativa. Toda vez que você reage a um comportamento ruim com um grito, um tapa ou retirando a comida, o mau comportamento só se agravará.

Habilidade de fala

As caturritas são aves extremamente procuradas pela sua habilidade de fala, mas muitos donos subestimam o quanto isso pode ser irritante. O Dr. Larry Lachman, um especialista em comportamento animal, afirma que essas aves imitam a linguagem humana e os sons ambientes quase que perfeitamente. Isso significa que sua caturrita azul tem a habilidade de adquirir um amplo vocabulário, que pode incluir qualquer coisa que você diga em casa. Se você deixa a televisão ligada quando sai de casa, certifique-se de deixá-la em um canal infantil para evitar que seu pássaro aprenda linguagem imprópria.

Necessidades alimentares

As caturritas azuis devem ser alimentadas com uma dieta variada diariamente de rações ricas em vitaminas, além de frutas e verduras, uma pequena porção de grãos, massas e carnes, e muita água fresca. Como elas são sujeitas a doenças hepáticas, evite comidas ricas em gorduras. Elas precisam de poucas sementes ou nozes, e sementes de girassol só devem ser dadas como um agrado. Uma caturrita azul bem alimentada terá uma plumagem mais brilhante e mais energia que uma ave alimentada incorretamente. Para uma coloração melhor das penas, os especialistas recomendam uma alimentação rica em rações de alta qualidade.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível