Dicas sobre fundição de acrílico transparente

Escrito por jennifer meyer | Traduzido por fellipe jardim
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Dicas sobre fundição de acrílico transparente
As peças de acrílico devem ser lixadas para conferir o polimento (Jupiterimages/Stockbyte/Getty Images)

Os amadores comumente escolhem acrílico fundido para a duplicação de partes do modelo e modificação de projetos existentes, em grande parte porque ele está amplamente disponível na maioria das lojas de artesanato. Vendido como um kit, ele vem como dois líquidos, um acrílico líquido e um catalisador que cura em uma resina de plástico quando misturados. Embora o processo de fundição seja simples, podem surgir problemas em virtude de bolhas na medição inadequada ou acrílico. É possível minimizar tais imperfeições seguindo algumas dicas simples.

Outras pessoas estão lendo

Use desmoldante

O desmoldante é um líquido que você escova ou pulveriza no molde antes de fundir a peça de acrílico. Ele impede que o acrílico adira ao molde. O tipo de desmoldante que é necessário depende do que o molde é feito, bem como do próprio acrílico. Se puder, compre um líquido da mesma empresa que produz o acrílico para compatibilidade maximizada. Se isso não for possível, pode-se tentar alternativas caseiras. Para moldes de gesso, látex e silicone, use cera líquida como desmoldante. No entanto, muitas vezes, nem mesmo será necessário um desmoldante para um molde de silicone. A única maneira de saber é fazendo algumas peças de teste.

Use medições exatas

Siga sempre as instruções que vêm com o kit de acrílico quando misturar o acrílico e catalisador juntos. As medições imperfeitas podem levar a maus resultados, tal como uma peça de resina que nunca cura e fica pegajosa ao toque. A maioria dos kits usa uma proporção de um-para-um de acrílico líquido para catalisador, mas alguns usam uma proporção diferente. Verifique para assegurar-se que esteja realizando as medições corretamente e use copos graduados para medir quantidades precisas de cada um.

Use talco em pó

A maioria das empresas usa câmaras de vácuo que fornecem resultados uniformes, sem bolhas para cada cópia. Isso raramente é uma opção para os entusiastas amadores e muitas vezes bolhas são formadas no acrílico fundido feito em casa. No entanto, escovar o interior do molde com talco em pó pode ajudar a minimizar bolhas, bem como garantir que o acrílico penetre em cantos e ranhuras que, de outra forma, poderiam ser esquecidos. No entanto, não use este método se quiser que a peça fundida seja transparente, uma vez que o talco pode aderir à ela.

Aqueça o molde

Aquecer o molde também ajudará a minimizar qualquer formação de bolhas no acrílico, mas não aqueça-o excessivamente. É desejado que ele seja quente, mas ainda fresco o suficiente para que se possa segurá-lo. Alguns materiais de molde reagem mal ao ser aquecidos demais e podem partir-se.

Lixe sua fundição

Se o resultado final tiver emendas ou manchas difíceis, muitas vezes pode-se reparar essas imperfeições lixando-as. Tente usar um pedaço ligeiramente áspero de lixa em um primeiro momento, em torno de 400 grãos. Em seguida, mude para uma lixa mais fina de 600 grãos ou mais, para um resultado polido. Use uma máscara de proteção contra pó para evitar a inalação de partículas de plástico.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível