×
Loading ...

Dicas sobre como pedir dinheiro emprestado

Pedir dinheiro emprestado pode ser uma tarefa constrangedora. Mas, se a sua situação chegou em tal limite de sufoco, talvez não haja outra alternativa. Infelizmente, muitas pessoas enfrentam problemas financeiros, dívidas acumuladas e muito estresse. E, para piorar, nem sempre é possível recorrer aos juros altos dos bancos ou instituições financeiras. Na hora do aperto, a opção mais viável é muitas vezes recorrer aos amigos e parentes. Por mais incômodo que pode parecer, pedir dinheiro emprestado pode ser a salvação para sair do vermelho. Só não se esqueça de devolver.

Na hora do planejamento financeiro, um empréstimo pode ser a única solução (Getty Images)

Planejamento

Antes de pedir dinheiro emprestado, coloque os pés no chão e faça um planejamento financeiro. Isso é importante para não perder o controle sobre a quantia devida e a quantidade exata de dinheiro que será necessária. Realize um orçamento detalhado e um cronograma realista para o pagamento das parcelas e eventuais acréscimos e juros. É importante solicitar a menor quantidade possível de dinheiro. Depois de fazer a conta, faça uma lista sobre pessoas próximas que eventualmente estejam em condições de emprestar dinheiro. É importante que esse pedido seja um evento único e nunca um hábito.

Loading...

Conversa pessoal

Pedir dinheiro emprestado é uma situação delicada. Por isso, prefira sempre encontrar com seu amigo ou familiar pessoalmente. Evite e-mail ou telefone. Melhor um encontro cara a cara para que você tenha a chance de explicar cuidadosamente sua situação e sua proposta de empréstimo. Mais importante ainda é ser sempre honesto e bem realista. Deixe claro a seu amigo ou familiar que não tem problema caso ele ou ela não possa arcar com o empréstimo. Mantenha o tom amistoso durante toda a conversa.

Contrato assinado

Uma grande preocupação de quem empresta dinheiro a amigos próximos é a possibilidade de nunca mais recuperar o empréstimo. Isso acontece frequentemente. Por isso, demonstre seu compromisso pessoal em pagar a quantidade emprestada. Se for o caso, faça com que seu amigo ou familiar redija um contrato com informações como a quantia emprestada e a data para a devolução. Esse contrato deve ser assinado por ambos, com firma reconhecida, e valerá como compromisso entre as partes.

Compreensão

Depois de solicitar dinheiro ao seu amigo ou familiar, das duas uma: ou você consegue o dinheiro ou não. Se a proposta for recusada, procure entender a situação do seu amigo. Diga que você tem outro plano para conseguir o dinheiro. Quem sabe recorrer a alguma modalidade de empréstimo pessoal em um banco seja uma alternativa. O importante aqui é saber que todos nós temos problemas financeiros. Quem sabe seu amigo também não estava em uma situação favorável naquele momento. Não fique magoado. Acredite: não vale a pena perder a amizade por causa de um empréstimo frustrado.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...