Dicas para tricotar com miçangas

Escrito por shannon stoney | Traduzido por ingrid marçal
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Dicas para tricotar com miçangas
Tantas miçangas, tão pouco tempo! (Jupiterimages/Goodshoot/Getty Images)

Colocar miçangas no seu tricô adiciona cor extra e brilho aos seus vestuários de malha, para vestir-se bem ou simplesmente para se divertir. No entanto, existem várias maneiras de colocar miçangas em seus projetos e certas coisas que você precisa saber antes de ir às compras. Lojas de miçangas podem ser confusas, mas certas miçangas funcionam melhor do que outras para trabalhos com tricô.

Outras pessoas estão lendo

Combinando miçangas e linhas

Seu projeto ficará melhor se você tiver a miçanga certa para o tipo certo de linha. As melhores contas para tricô são as miçangas, que são classificadas por tamanho. Existem 3/0, 5/0, 6/0, 8/0 e 10/0. Quanto maior for o número, menores as miçangas. Para nossos propósitos, 6/0 é um bom tamanho: ele se encaixa tanto em fios mais finos como os pesados. O tamanho 8/0 é menor e vai servir para fios mais finos; para fios mais pesados, 5/0 vai funcionar.

Alinhavando as miçangas

Um método para trabalhar com miçangas é pré alinhavá-las. Para isso, você precisa daquelas agulhas de fio dental. Elas são como uma agulha plástica e flexível com cabeça grande. Use isso como uma agulha de linha: passe o fio através da cabeça da agulha, e coloque as contas sobre a extremidade pontiaguda da agulha para colocá-las no fio.

Contas pré chaveadas

Se você estiver trabalhando na rodada, basta deslizar as contas nos fios do seu tricô, até chegar ao ponto em que você deseja colocá-las. Então você tem algumas opções: basta deslizar as contas até a agulha direita e tricotar com o fio para que ele apareça na frente do tricô, ou dar um ponto, trazendo o fio para frente com as contas sobre ele, deslizar um ponto, fazer o ponto seguinte; ou colocar a conta no espaço entre dois pontos ou dois pontos meia. Se você estiver tricotando, você pode fazer o lado direito da mesma forma, mas em uma linha de pontos meia você faz de forma diferente: coloque a malha para dentro de um ponto de onde você quer que a conta fique, dê um ponto, deslize a conta até o ponto, tricote outro ponto. Isso empurra as contas de modo que elas fiquem bonitas no lado direito.

Prendendo contas no tricô

Pode ser mais fácil para os iniciantes usar uma agulha de crochê para colocar as contas. Com esse método, você faz o ponto onde você desejar colocar a conta. Coloque a conta em uma pequena agulha de crochê. Use o gancho para pegar o próximo ponto, puxe o fio através da conta. Substitua esse ponto frisado na agulha e tricote. É muito simples! Com esse método, você não tem que saber de antemão exatamente quantas contas serão necessárias, você pode decidir como você vai querer colocá-las.

Considerações de projeto

Esteja ciente de que as contas adicionam peso a uma peça de vestuário. Se você colocar muitas contas a peça pode ceder demais ou esticar. Mas esse peso pode ser um trunfo: você pode usar contas em uma borda para adicionar peso à beira de um xale. Muitas tricoteiras gostam de adicionar contas em meias, mas pense sobre que tipo de sapato que você vai usar com a meia, e tente não colocar contas de modo que o uso da meia possa ser desconfortável. Além disso, não use contas muito frágeis em peças de vestuário que exigirão muitas lavagens, como meias.

Usando contas maiores

Você não está limitado a miçangas pequenas. As maiores podem ser costuradas à vestuários de malha depois de serem tricotadas, e também podem ser colocadas como uma franja adicional na borda de um xale, por exemplo.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível