Dieta branda para diabéticos

Escrito por genevieve van wyden | Traduzido por ingrid marçal
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Dieta branda para diabéticos
Os alimentos na dieta branda geralmente são leves e saudáveis (Ryan McVay/Photodisc/Getty Images)

A diabética é encorajada a consumir uma ampla gama de alimentos, selecionados na pirâmide alimentar. Ela tem que aprender quais alimentos e quais os grupos alimentares que irão ajudá-la a manter sua glicemia sob controle. Se, devido a um problema gástrico, é preciso restringir-se ainda mais, é possível moderar a dieta para evitar o consumo alimentos picantes, gordurosos ou ricos em fibras, que irão prejudicar sua condição.

Outras pessoas estão lendo

Alimentos na dieta branda

Para um diabético que também tem problemas digestivos, a dieta correta é critica. Se você tem ambos os problemas, de estômago e diabetes, é preciso equilibrar o que seu sistema gastrointestinal pode tolerar com o que seu corpo necessita, a fim de balancear sua insulina ou medicação oral, e açúcar no sangue.

Os alimentos na dieta branda são geralmente suaves e levemente temperados. O teor de fibra é baixo, para que assim seu estômago não tenha problemas para digerir a comida. Essa dieta geralmente é prescrita para pessoas que tem úlcera péptica, doença de refluxo gastrointestinal (DRGE), dispepsia ou gastrite crônica. Por ser diabético, você deve ser especialmente cuidadoso com o que come. O seu médico irá dizer-lhe para comer cereais com baixo teor de fibras, como mingau de trigo, enlatados sem sementes (baixa teor de açúcar), frutas e purê de maçã, vagem e cenoura cozida. Ele também recomendará a eliminação da cafeína e do álcool de sua dieta, bem como chocolates e alimentos muito condimentados e gordurosos. Você terá que evitar várias frutas e vegetais crus, já que esses alimentos contém fibras que perturbarão seu estômago.

Como essa dieta pode beneficiar um diabético

Devido a necessidade de incluir o maior número possível de alimentos, de todos ou quase todos os grupos alimentares, você precisará comer tudo que irá ajudá-lo a manter sua insulina e glicose no sangue em equilíbrio. Será preciso comer carnes magras e peixes, laticínios, grãos integrais, frutas e legumes. O seu médico pedirá para que corte a ingestão de álcool e reduza a quantidade de açúcar, gordura e doces.

As recomendações do seu médico se encaixam com a dieta branda. É permitido comer ovos. A dieta branda permite o consumo de ovos, desde que não sejam fritos. Caso tenha problemas de estômago, pode evitar o consumo de pimenta também. É preciso comer carboidratos, e se estiver em uma dieta branda, é possível restringir esses cereais feitos com grãos refinados ou pode comer cereais cozidos. É preciso também restringir a ingestão de pães brancos.

É possível a ingestão de leite sem gordura ou com baixo teor de gordura, se estiver em uma dieta branda, terá que ficar longe de leite com chocolate. Você pode comer sopas cremosas, desde que evite sopas picantes ou de carnes e legumes proibidos. Pode comer frango, peru, bacon e peixe, evitando molhos picantes, como molhos para churrasco.

Legumes cozidos são permitidos. Caso tenha problemas com tomates, é necessário mantê-los fora da dieta. É possível comer frutas cozidas ou enlatadas sem semente ou cascas, mas certifique-se de que as frutas enlatadas não sejam acondicionadas em sumos açucarados. Seu médico irá aconselhá-lo a evitar sucos por conta do alto teor de açúcar.

Comparações entre as dietas

A dieta para um paciente diabético é semelhante à de um outro paciente em dieta branda. Os médicos aconselharão a ambos os pacientes a comer muitos alimentos normais, de acordo com suas condições de consumo. Ambos os pacientes serão recomendados a ingerir refeições menores e mais frequentes - isso para que o paciente diabético possa manter estável o nível de açúcar no sangue, e para que paciente gástrico se sinta mais confortável ingerindo refeições menores.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível