Dietas ricas em proteínas para a saúde da vesícula biliar

Escrito por stephen byrne | Traduzido por angela spada
Dietas ricas em proteínas para a saúde da vesícula biliar

A dor na vesícula biliar pode ser um bom motivo para modificar sua dieta

A dor na vesícula biliar pode lhe dar toda a motivação necessária para modificar seus hábitos alimentares para melhor. Só a dieta não reverterá os problemas existentes, mas uma dieta com baixo teor e gordura e rica em proteínas prevenirá seu agravamento. Se a vesícula biliar já estiver livre de problemas, a dieta rica em proteínas a ajudará a permanecer assim.

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História

Embora os Estados Unidos liderem a incidência de doença na vesícula biliar em todo o mundo, as nações em desenvolvimento estão alcançando-o rapidamente. A dieta é a culpada. Os americanos apreciam alimentos ricos em gordura e, muitas vezes, em proteína. Segundo o National Institutes of Health (NIH) americano, aproximadamente 500 mil novos casos de doença na vesícula biliar são diagnosticados a cada ano.

Proteína vegetal

Segundo o American Journal of Clinical Nutrition (Diário Americano de Nutrição Clínica), os vegetais são a fonte mais saudável de proteína. Embora a carne contenha proteína, também vem com significativa quantidade de gordura. Evitar a gordura, sempre que possível, melhorará a saúde da vesícula biliar. Um estudo com 80.000 mulheres sobre proteínas na dieta verificou que a dieta com alto teor de proteína vegetal reduziu significativamente o risco de doença da vesícula biliar, em comparação com pessoas que consomem menor quantidade dessa proteína. Esse estudo é uma clara indicação de que as dietas ricas em proteína vegetal são benéficas à saúde da vesícula biliar.

Fontes de proteína vegetal

Segundo o Departamento de Agricultura americano, alcachofras, beterrabas, brócolis, couve-de-bruxelas, repolho, couve-flor, pepinos, berinjela, ervilhas, pimentas, couve comum, alface verde-escura, cogumelos, a verdura da mostarda, cebolas, batatas, espinafre, tomates, nabo, agrião, inhame e abobrinha são boas fontes de proteína.

Carne magra

Frango, peru e peixe são fontes de proteína com baixo teor de gordura. Uma porção de 100 gramas de frango possui 26 gramas de proteína e 12 gramas de gordura. Já o peru é até melhor, com 28 gramas de proteína e 6 gramas de peru. um hambúrguer fornece apenas 18 gramas de proteína, acompanhado de 20 gramas de gordura. Bacon, presunto, costeletas de porco e carnes de lanches também são ricos em gordura "demolidora" da vesícula biliar.

Outras fontes de proteína

Mesmo não sendo vegetais, no sentido mais restrito da palavra, lentilhas, feijões-lima, feijões-brancos, grão-de-bico e ervilhas são excelentes legumes que fornecem proteína. Para grãos ricos em proteína, procure por cevada, trigo-mouro, aveia, centeio, arroz-selvagem, trigo e germe de trigo. Escolha pães feitos com uma dessas fontes sempre que possível.

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