Mais
×

Sintomas de um cachorro envenenado por Mortein

Atualizado em 21 novembro, 2016

Mortein é um veneno comercial para ratos que mata esses animais ao impedir a síntese da vitamina K, o que causa a coagulação do sangue. Infelizmente, animais que não são o alvo do veneno, como cachorros, podem achá-lo e ingeri-lo. Quando isso ocorrer, seu cão pode sofrer de envenenamento tóxico, o que pode resultar em choque ou morte. Conhecer os sintomas de envenenamento por Mortein vai ajudar você a detectar o envenenamento cedo e procurar ajuda médica.

O Mortein é efetivo contra ratos, mas também pode deixar o seu cachorro doente (rat 1 image by Psycience from Fotolia.com)

Sangramentos

Pelo fato de o Mortein afetar a capacidade de coagulação do sangue, um cão que ingere o veneno pode apresentar sangramentos. Os primeiros sinais de intoxicação ocorrem geralmente de 36 a 72 horas após a ingestão, dependendo da quantidade de veneno ingerido e do tamanho do cão, de acordo com o site "Pet Informed Veterinary Advice Online". A hemorragia pode ocorrer internamente ou externamente. Você pode notar sangue na urina ou fezes do seu cão. Ele também pode vomitar sangue ou apresentá-lo em sua saliva, ou pelo nariz.

Quando você não puder ver hemorragias externas, procure por efeitos de hemorragia interna. Por exemplo, bolhas de sangue na cavidade torácica, que provocam dificuldades respiratórias. Falta de ar também é comum em animais com hemorragia nos pulmões, de acordo com o site já citado. Se o sangramento ocorrer na cavidade do crânio, você pode ocorrer paralisia ou tremores.

Anemia

Quando o sangramento ocorrer, seu cão provavelmente vai ficar com anemia. A anemia é a diminuição da quantidade de hemoglobina, ou células vermelhas. Um cachorro que sofre dessa condição apresenta gengivas pálidas. Além disso, à medida que as células vermelhas diminuem, seu cão vai se tornar apático e fraco. Você pode notar que o seu animal vai dormir mais e perder a motivação para atividades normais.

Sintomas não específicos

Embora os sangramentos e os sinais de anemia sejam os sintomas mais comuns e reconhecíveis de envenenamento por Mortein, há uma série de outros sintomas não específicos. Estes são sintomas que podem também indicar outros problemas. No entanto, se você tiver Mortein em casa, deve informar o seu veterinário para que o envenenamento possa ser considerado. De acordo com o site "Pet Informed Veterinary Advice Online", seu cão pode apresentar febre. Ele pode também ter um aumento da frequência cardíaca ou entrar em colapso sem que haja uma razão óbvia para isso ocorrer.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article