Sinais de herpes zóster no couro cabeludo

Escrito por erik steel | Traduzido por ana carolina fernandes
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Sinais de herpes zóster no couro cabeludo
Sintomas da herpes zóster (Pixland/Pixland/Getty Images)

A herpes zóster é causada por uma recorrência do vírus varicela-zoster (VZV), que causa a varicela durante a infecção inicial. Quando os sintomas passam, o vírus torna-se latente em uma célula nervosa e depois o nervo é afetado pela herpes. Isso geralmente ocorre nas nádegas e no tronco do corpo, mas um nervo facial também pode ser afetado, levando a sintomas no couro cabeludo. Indivíduos que experimentam herpes facial enfrentam complicações únicas, no entanto altamente tratáveis.

Outras pessoas estão lendo

Dor nervosa

O primeiro sintoma de um surto de herpes zóster é a dor que ocorre ao longo do trajeto do nervo em que o VZV reativou-se. A dor varia de intensidade entre os indivíduos de leve a muito intensa. No caso do couro cabeludo, a dor em outras áreas da face, incluindo os olhos, os ouvidos e a boca, também pode ser notada, dependendo do nervo que o vírus está afetando.

Sinais de herpes zóster no couro cabeludo
Homem com dor nos nervos (BananaStock/BananaStock/Getty Images)

Erupção cutânea

Depois da dor inicial, uma erupção vermelha com bolhas se desenvolve. De acordo com o chefe de neurologia Seth John Stankus, isso geralmente ocorre dois dias depois do desenvolvimento da dor, mas pode levar até três semanas. Quando a erupção cutânea se desenvolve no couro cabeludo, ela também pode afetar os olhos, as orelhas e outras áreas do rosto.

Sinais de herpes zóster no couro cabeludo
Erupção cutânea (Stockbyte/Stockbyte/Getty Images)

Outros sintomas

De acordo com a University of Michigan Health System, sintomas adicionais de herpes zóster no couro cabeludo incluem dor de cabeça e fraqueza no lado afetado da face. Isso pode levar a uma inclinação de um dos músculos faciais; e é um dos vírus que podem levar à paralisia de Bell, uma condição que também pode afetar a audição, de acordo com a Mayo Clinic. Um surto de herpes zóster também pode levar à Síndrome de Ramsay Hunt, uma condição que pode afetar permanentemente a audição e a força muscular no rosto, de acordo com a Mayo Clinic.

Sinais de herpes zóster no couro cabeludo
Mulher testando a audição (Jupiterimages/Creatas/Getty Images)

Complicações

A University of Michigan Health System relata que a inclinação de músculos faciais associada à zona do couro cabeludo geralmente desaparece, mas pode demorar vários meses. Pessoas experimentando herpes zóster no couro cabeludo, assim como outros tipos de herpes, podem passar por uma neuralgia pós-herpética, uma condição na qual a dor dura mais do que a erupção.

Sinais de herpes zóster no couro cabeludo
Complicações (Polka Dot Images/Polka Dot/Getty Images)

Tratamento

O tratamento primário para a herpes zóster, de acordo com Stankus, é com antivirais administrados via oral e corticosteroides. Outros medicamentos são usados ​​para controlar a dor, incluindo analgésicos narcóticos com base na gravidade da dor. Stankus também recomenda que os casos que afetam o olho devem ser encaminhados a especialistas, para posteriores exame e tratamento.

Sinais de herpes zóster no couro cabeludo
Farmacêutico preenchendo receita (Jupiterimages/Polka Dot/Getty Images)

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível