Diferença entre os cartões de memória Sandisk Ultra e Extreme

Escrito por george dienhart | Traduzido por thiago andre scarani
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Diferença entre os cartões de memória Sandisk Ultra e Extreme
Existem vários tipos de memória Secure Digital (flash card image by Maxim Prikazov from Fotolia.com)

As câmeras digitais têm se tornado cada vez mais populares. Muitas pessoas se preocupam apenas com que câmera comprar, mas escolher o cartão de memória correto é tão importante quanto. Dependendo da sua câmera, você pode precisar decidir entre dois tipos de cartões secure digital. Dois dos mais populares são o Sandisk Ultra e o Sandisk Extreme. Cada um tem seus próprios benefícios.

Outras pessoas estão lendo

Tipos

Os cartões secure digital da Sandisk estão divididos em duas famílias distintas: Ultra e Extreme. A família Ultra possui cartões do tipo secure digital extended capacity (SDXC), enquanto a linha Extreme possui produtos do tipo secure digital high capacity (SDHC). Os dois tipos de cartão usam padrões diferentes.

Funções

Ambos os cartões utilizam memória de estado sólido, o que quer dizer que ao contrário de um disco rígido, nenhum deles possui peças móveis. Todos os cartões SD são feitos para serem removidos livremente do dispositivo em que são usados. Cada cartão possui um canto "cortado" para que o usuário possa ver facilmente qual o lado que deve ser inserido no dispositivo. Apesar de ser usado principalmente em câmeras, os cartões de memória SD também são utilizados em outros dispositivos, tais como reprodutores portáteis de música e celulares.

Vantagens e desvantagens do SDXC

Os cartões Ultra (SDXC) foram feitos para câmeras digitais com muitos megapixels e filmadoras de alta definição, pois possuem tamanho teórico máximo de até 2 terabytes e velocidades de transferência de até 15 MB/s. Essas características fazem com que este tipo de cartão seja apropriado para consumidores de câmeras de alto nível que precisam armazenar muitas fotos, além de filmadoras que consigam gravar vídeos em alta definição. Porém, a velocidade de transferência é muito menor que a de seu irmão SDHC, o que faz com que as fotos demorem mais para serem passadas para o seu computador. Essa velocidade mais lenta também reduz a capacidade de captura de múltiplas exposições rápidas na sua câmera.

Vantagens e desvantagens do SDHC

Os cartões Extreme (SDHC) também são feitos para câmeras com muitos megapixels e filmadoras de alta definição. A maior vantagem da linha Extreme sobre a Ultra é a velocidade de transferência. Os cartões SDHC possuem o dobro da velocidade do que os SDXC, ou seja, até 30 MB/S. A especificação SDHC, porém, limita estes cartões a uma capacidade máxima de 32 gigabytes. A diferença de tamanho é fundamental para os usuários que gravam muitos vídeos, pois os vídeos em alta definição são arquivos enormes. Isso faz com que um cartão Extreme consiga armazenar menos vídeo bruto do que um cartão Ultra. Um cartão Extreme 32GB consegue armazenar até oito horas de vídeo em alta qualidade, enquanto o Ultra chega a até 240 horas.

Conclusão

A parte final e mais importante da sua escolha deve ser o que é mais importante para você. Se quer gravar horas de vídeo, é melhor escolher os cartões Ultra, de maior capacidade, e se precisa tirar muitas fotos rapidamente, é melhor usar o cartão Extreme, por sua maior velocidade. Para o fotógrafo familiar típico, também é importante levar o preço em consideração. Os cartões Ultra costumam oferecer mais espaço pelo mesmo preço, chegando até a custar metade do preço por GB dos cartões Extreme.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível