×
Loading ...

SATA vs IDE: vantagens e desvantagens

Atualizado em 17 abril, 2017

SATA e IDE são dois tipos de conexão que os computadores usam para trabalhar com dispositivos como discos rígidos e flexíveis. Como SATA é a tecnologia mais recente das duas, é melhor do que a IDE na maioria dos fatores de comparação. No entanto, os computadores normalmente suportam ambas as conexões e isso traz vantagens.

Um dos usos de IDE e SATA é conectar discos rígidos aos computadores (Computer Drive image by pg003 from Fotolia.com)

Velocidade

Os dispositivos IDE mais rápidos são capazes de transferir dados a 133 megabytes por segundo (MB/s), enquanto SATA I, II e III têm velocidades de 150 MB/s, 300 MB/s e 600 MB/s, respectivamente. Além disso, os dispositivos SATA usam cabos individuais e evitam compartilhar largura de banda, como no caso dos dispositivos IDE. No entanto, a diferença de velocidade entre SATA I e IDE é relativamente pequena. Uma unidade de disco ótica ou um disco rígido, contudo, podem não ser suficientemente rápidos para aproveitar a velocidade da tecnologia SATA, sendo IDE o bastante para o uso do dispositivo.

Loading...
Os dispositivos SATA são mais rápidos do que os IDE (speed image by Kevin Chesson from Fotolia.com)

Jumpers

Os dispositivos IDE possuem "jumpers" que o computador usa para diferenciar entre dois dispositivos que compartilham um cabo. Os dispositivos devem ser configurados como "escravos" e "mestres" para funcionarem juntos. Os SATA usam cabos individuais, portanto, os "jumpers" não são necessários.

Os "jumpers" aparecem no lado esquerdo deste dispositivo (ide anschluss festplatte image by PM Photo from Fotolia.com)

Tamanho do cabo

Enquanto os dispositivos IDE usam um conector de 40 pinos, os SATA usam uma conexão de 7. Essa redução na quantidade de pinos faz com que o cabo SATA seja significativamente menor. A "SATA International Organization" indica que o cabo SATA, por ser menor, facilita as conexões e ajuda a melhorar o fluxo de ar dentro do computador.

Os cabos IDE são substancialmente mais largos do que os SATA (ide closeup image by .shock from Fotolia.com)

Quantidade de cabos

Os dispositivos IDE precisam de menos cabos do que os SATA, pois os cabos IDE podem conectar dois dispositivos ao mesmo tempo.

Os cabos IDE podem conectar dois dispositivos ao computador (nappe ide sur un cd image by Thierry Hoarau from Fotolia.com)

Requisitos de energia

Os dispositivos SATA usam menos eletricidade do que os IDE. Além disso, certos adaptadores que podem transformar um Molex (o conector IDE) para SATA permitem usar um mesmo cabo IDE para conectar dois dispositivos. Há dispositivos SATA que podem operar com a energia menor oferecida por um Molex.

Um conector Molex a SATA tem esse aspecto (SATA power connector. Close up. Isolated on a white background. image by Andrey Khritin from Fotolia.com)

Tecnologia atual

Ainda há dispositivos que usam conexões IDE, mas a disponibilidade deles está caindo. Além disso, os discos rígidos modernos, mais rápidos e maiores, assim como os leitores de Blu-ray, são compatíveis apenas com conexões SATA.

Este disco rígido suporta só conexões SATA (hard disk image by dinostock from Fotolia.com)

Suporte herdado

As novas tecnologias favorecem as conexões SATA, mas a IDE é compatível com dispositivos mais velhos. É preciso usar um adaptador para conectar um dispositivo IDE a uma conexão SATA. O IDE pode ser útil para conectar um disco rígido ou ótico ao computador. Além disso, o uso de uma conexão IDE em um dispositivo mais lento pode liberar o conector SATA para ser usado por outro dispositivo.

Uma unidade de CD-ROM como esta não lerá dados mais rapidamente com uma conexão SATA do que com uma IDE (cd-ROM image by Falk from Fotolia.com)
Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...