Mais
×

Qual a diferença entre a classe econômica e executiva dos aviões?

Atualizado em 17 abril, 2017

Viajar pode ser uma experiência cansativa e frustrante para muitos. Os aviões possibilitam que as pessoas viajem distâncias mais longas em períodos mais curtos de tempo. O preço de uma passagem de avião pode variar de algumas centenas de reais até milhares, só a ida, dependendo de você optar pela classe econômica ou executiva. Existem muitas diferenças entre essas duas.

Primeira classe na chegada ao aeroporto

O tratamento VIP para os passageiros da primeira classe começa assim que você chega ao aeroporto. A companhia pode lhe permitir levar um peso maior de bagagem. Por vezes, eles podem até mesmo identificar sua bagagem para que ela chegue na esteira antes do restante. Pode até haver uma fila diferenciada para esses passageiros ou para pessoas que viajam bastante, o que significa menos tempo de espera.

O saguão da primeira classe

Outro benefício é a sala de embarque diferenciada, que exige a apresentação da passagem. Nesse saguão, você poderá comer e beber de graça, além de ter assentos mais confortáveis. Por vezes, esse lugar oferece uma vista melhor da pista, banheiros privativos e TVs melhores do que as áreas comuns. Algumas vezes, o aeroporto tem áreas semiprivativas para que você possa dormir durante longas esperas.

Prioridade para embarcar

Na hora de embarcar, você entrará no avião antes dos demais passageiros, e isso lhe permitirá maior tranquilidade e espaço para guardar seus pertences nos compartimentos. O comissário de bordo pegará seu casaco e seus pertences e os guardará para você. Na classe econômica, você terá de levar seus pertences no colo ou embaixo do assento. O comissário também começará a servir as bebidas antes de os outros passageiros embarcarem. Ao chegar no destino, você também será o primeiro a desembarcar.

Conforto na classe executiva

Nessa classe, os assentos são maiores e mais confortáveis do que na econômica. A regra geral é que um assento da primeira classe equivale a três da econômica, além do estofado extra para mais conforto. Não há assentos no meio e há um espaço ao lado do seu assento para guardar itens. A bandeja fica do lado, em vez da frente (como na econômica). Os assentos ficam na frente do avião, e essa área costuma ser separada da outra classe por uma cortina. Existe um banheiro próprio para esses passageiros, então há menos espera.

A refeição gourmet para passageiros de primeira classe

Na primeira classe, a refeição costuma ser uma versão gourmet da comida servida aos outros passageiros. Ela começa com uma toalha quente, para limpar as mãos. A comida é servida em pratos, em vez de isopores. Se os passageiros da classe econômica vão comer cachorro-quente, a sua refeição provavelmente será uma carne ou frango. Você também pode escolher entre uma variedade de entradas. Enquanto os passageiros da econômica recebem um doce de sobremesa, você terá uma fatia de bolo ou torta. Na econômica, às vezes, os passageiros precisam pagar por bebidas alcoólicas, enquanto na primeira o valor está incluso. Se os passageiros da econômica estão comendo amendoins e pretzels, você terá castanha de caju.

Diversão na primeira classe

As opções de entretenimento são melhores do que na econômica. Nela, em alguns casos, você pode ter de pagar pelos fones de ouvido se quiser ver um filme, e a tela pode ser dividida com outros passageiros. Já na primeira, você recebe fones sem custo adicional e pode escolher diferentes opções de filmes. Você tem sua própria tela e, se não for privativa, ela será maior do que a dos passageiros da econômica.

Vale a pena?

A maior diferença entre a classe econômica e a executiva é o preço da passagem. Você pode comprar as passagens de ida e volta por algumas centenas de reais na econômica, mas, na executiva, você gastará milhares. É preciso decidir se viajar no luxo por algumas horas vale a pena o dinheiro e, principalmente, se você dispõe desse dinheiro. Se você viaja bastante, também é possível perguntar à companhia se há a possibilidade de um upgrade com as milhas acumuladas. Se houver overbook e você tiver de esperar o próximo voo, também pode pedir para ir na classe executiva.

bibliography-icon icon for annotation tool Cite this Article