A diferenca entre evolução e design inteligente

Escrito por colby stream | Traduzido por lynn blanch
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
A diferenca entre evolução e design inteligente
A evolução do homem pode ser vista pelas mudanças no seu crânio com o passar do tempo (Hemera Technologies/PhotoObjects.net/Getty Images)

Um debate comum entre os cientistas gira em torno do projeto inteligente, que é diferente do criacionismo e da evolução. Alguns cientistas ficam do lado do design inteligente, teoria que afirma que há uma ordem no universo. Outros ficam do lado da evolução, acreditando que a progressão é aleatória e sem propósito. Estas declarações são só o começo da discussão. Cada um tem uma longas histórias e uma suposição subjacente da qual a maioria das outras diferenças emergem. Além disso, cada teoria tem alguns aspectos em comum com a outra.

Outras pessoas estão lendo

História

Charles Darwin, um cientista do século XIX, desenvolveu a teoria da evolução. Muitas vezes, a teoria é resumida com a frase "o homem descende do macaco." Ainda que isso seja parte da teoria de Darwin, é apenas uma pequena parte. Em termos gerais, Darwin postulou que uma espécie se adapta dependendo do seu ambiente. O design inteligente, por outro lado, é um termo sem começo absoluto. Mesmo os Greco-romanos tinham ideias semelhantes mas não exatas as ideias do design inteligente de hoje.

Evolução

A base da evolução é o que os cientistas chamam de "seleção natural." Isto significa que as espécies mudam aleatoriamente, sem propósito. Darwin originalmente teorizou que a evolução ocorre como resultado da necessidade de sobrevivência. Isto já não é a única crença hoje, porque nem sempre se sustenta contra os fatos da ciência. Por exemplo, se o macaco evoluiu e tornou-se humano devido a necessidade de sobrevivência, então por que o macaco ainda existe?

Design Inteligente

O design inteligente é muitas vezes erroneamente associado ao criacionismo. Enquanto o criacionismo acredita em um Deus que criou tudo, a teoria do design inteligente simplesmente afirma que nada acontece ao acaso. Os teóricos do design inteligente acreditam que, se você olhar para trás na história você pode ver como as espécies evoluíram de maneira ordenada. Os cientistas que acreditam em design inteligente tentam fornecer dados empíricos (evidência obtida utilizando o método científico) que demonstre que o mundo atua de forma ordenada e proposital. Um evolucionista tenta descobrir os fatores que contribuem para a seleção natural.

Semelhanças

Apesar do que muitos pensam, as teorias da evolução e design inteligente não são completamente opostas. Por exemplo, nem uma das duas teorias permite a possibilidade de “Gênesis” teoria da Bíblia cristã e o criacionismo. Ambas as teorias acreditam que as coisas evoluem em um sentido, e que as espécies têm mudado ao longo da história. Afinal, os dados empíricos mostram essas alterações em vigor. Em vez disso, as teorias discordam sobre o modo como processo de mudança ocorre. A maioria das outras mudanças se relacionam com a diferença de pressuposições do modo como as mudança teriam ocorrido.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível