×
Loading ...

Diferença entre o granito e o granito sintético

Atualizado em 21 novembro, 2016

O granito sintético, ou silestone, é composto por uma mistura de quartzo e polímeros (basicamente utilizados na indústria de plásticos), a qual é aquecida para aumentar sua durabilidade. O granito, por sua vez, é um material natural e, assim como o quartzo, é uma das substâncias mais duras na Terra; quanto mais quartzo um granito tiver (proporção que varia de 10% a 50%), mais duro ele será. Mesmo compartilhando diversas características, esses dois materiais têm diferenças que podem influenciar sua tomada de decisão quanto a qual deles utilizar como bancada ou piso.

Tanto o granito quanto o silestone são dois materiais duráveis e utilizados para fazer bancadas e pisos (granite image by Roman Sigaev from Fotolia.com)

Preço

O preço é provavelmente o fator mais significativo na hora de optar entre o granito e sua versão sintética, uma vez que um granito de boa qualidade pode custar o dobro do granito sintético. Caso você considere a utilização de azulejos de granito ao invés de uma peça robusta, o preço pode chegar a cair cerca de 50% a 70%. Outra consideração feita ao optar pelo granito é o valor que ele irá acrescentar à sua casa caso você pretenda vendê-la.

Loading...

Durabilidade

Como ambos os materiais são extremamente resistentes, eles vão basicamente durar para sempre. O granito, apesar de ser resistente, é propenso a lascar caso algo afiado, como um cutelo, caia sobre ele. O granito sintético, por sua vez, não apresenta o mesmo problema por ter polímeros em sua composição. Embora seja propenso a lascar, o granito não irá arranhar, se usado como uma superfície de corte, ou descolorir, se panelas quentes forem colocadas sobre ele. Para o granito sintético, entretanto, é recomendado o uso de tábuas de corte e apoios ao colocar itens quentes na superfície. Enquanto este último é vendido com uma garantia de 10 anos, as garantias de bancadas de granito variam, dependendo da empresa que as fabricam.

Manutenção

O granito é uma rocha porosa natural, o que faz com que alguns tipos sejam mais propensos a manchas se não tratados adequadamente. Dependendo do granito e de suas propriedades, é recomendável proceder uma selagem: granitos claros devem ser tratados a cada 1 a 3 anos, enquanto os escuros devem ser selados de cada 3 a 5 anos -- geralmente, os tipos mais escuros são mais densos e menos propensos a manchas. Essa selagem não torna o granito impermeável, ela apenas permite que você possa demorar mais para limpar respingos antes que eles se tornem manchas, ou seja, ainda sim o granito poderá ser manchado. Uma vez que a selagem é muito simples, você precisa apenas lembrar de fazê-la. O granito sintético, por sua vez, não é poroso e não irá manchar; além disso, ele não precisa ser polido para manter seu brilho, enquanto o granito precisa.

Padrões, cores e acabamentos

Bancadas de pedra adicionam elegância e estilo a qualquer cozinha. Como o granito é completamente natural, seus padrões são aleatórios, o que acrescenta certa singularidade à bancada. Entretanto, isso também é um empecilho quando se tenta combinar diferentes peças de granito em uma mesma bancada, na mesma área ou se você precisa substituir uma seção de bancada. O granito sintético, por outro lado, é uniforme em seu padrão, fazendo com que a substituição e a combinação sejam muito mais fáceis. No que tange à variedade, o granito sintético está disponível em aproximadamente 30 cores diferentes, enquanto o granito é disponível em mais de 3.000 variedades; o material sintético apresenta um polido, enquanto o natural está disponível em diferentes acabamentos — polido, afiado, brilhante ou escovado.

Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...