Qual a diferença entre resistente e repelente à água

Escrito por tanya lee | Traduzido por camilla silva
Qual a diferença entre resistente e repelente à água
Um tratamento no para-brisa pode tornar o vidro temporariamente repelente de água para melhorar a visibilidade; ele é, obviamente, à prova d'água (rain image by tomash from Fotolia.com)

Manter a água fora de locais onde ela não deve estar requer reflexão e preparação. Pode estar tentando se proteger da chuva, seu porão de uma inundação ou sua câmera dos borrifos do mar, não importa o motivo, precisará descobrir o produto ou estratégia correta para atingir seu objetivo. Enquanto avalia qual tática irá usar, é importante saber a diferença entre os termos "resistente à água", "repelente de água" e "à prova d'água".

Resistente à água

Tecidos, selantes ou outros produtos resistentes à água são os menos protetores das três opções. Resistente à água significa que o item irá repelir a água a um certo grau. Geralmente a resistência à água é alcançada com uma costura muito estreita nos tecidos ou tratando-os com uma substância que faz com que a costura fique mais densa do que seria normalmente. É esperado que um produto resistente à água previna que a água seja absorvida imediatamente, mas não oferecerá muito mais proteção do que isso. Um relógio resistente à água, por exemplo, pode sobreviver a alguns pingos d'água, mas se você jogá-lo na piscina, mesmo que apenas por alguns segundos, ele ficará destruído.

Repelente de água

Tecidos e outros produtos repelentes de água são mais protetores do que os resistentes à água. Se você passar um produto repelente de água em sua plataforma, no início a chuva ficaria em gotas na superfície. Mas isso não significa que a plataforma não ficaria molhada eventualmente. De maneira similar, a água ficará superficialmente sobre os tecidos -- capa de chuva, barracas, botas -- que são repelentes de água, por um curto período. Os produtos repelentes de água geralmente perdem a eficiência com o tempo. Por exemplo, a plataforma precisará de uma nova camada de produto e a barraca precisará de um novo tratamento. Tecidos repelentes de água não devem ser lavados a seco.

À prova d'água

O termo "à prova d'água" significa que a água não pode penetrar, mas há advertências. Alguns produtos são feitos de substâncias que são à prova d'água, como botas de borracha. Outros, como capas de chuva de alta tecnologia, podem ser de uma combinação especial de fibras, como a de poliéster com náilon; ou podem ser revestidos com um produto não poroso como o silicone. Objetos à prova d'água são graduados na escala de proteção de entrada (Ingress Protection). A maioria dos eletrônicos à prova d'água são IPX7, o que significa que não são completamente impermeáveis, mas se deixá-los cair na água e recuperá-los imediatamente, é quase certo que estarão bem. No entanto, não pode deixá-los na água.

Novas tecnologias

Os cientistas estão trabalhando em uma variedade de novas tecnologias para fazer produtos impermeáveis. Um cientista na Universidade de Zurique inventou um tecido feito de fibras de poliéster revestido com filamentos de silicone. Os nano-filamentos pontiagudos têm uma composição química que faz a água ficar na superfície do tecido, de acordo com a revista online NewScientist. De acordo com o artigo de 2008, o tecido nunca ficará molhado.

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível