O que é o tecido de poliuretano?

Escrito por renee miller Google | Traduzido por luiz neves
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
O que é o tecido de poliuretano?
O poliuretano é usado em produtos marinhos como botes salva-vidas por causa das suas propriedades à prova d'água (Photos.com/Photos.com/Getty Images)

O tecido de poliuretano, ou tecido PUL, é uma estrutura à prova d'água, feita normalmente de poliéster, podendo também ser feita de algodão ou de uma mistura de materiais que foram aquecidos para um nível de poliuretano. Ele é um tecido leve e extremamente durável. Esses materiais são usados em muitas indústrias, de companhias médias até a fabricação de fraldas e roupas.

Outras pessoas estão lendo

Propriedades

Os tecidos de poliuretano são leves e porosos. Normalmente as roupas feitas com esse material são desenhadas para manter suas propriedades por pelo menos 100 ciclos de lavagem e secagem sem dano à sua estrutura. Ele é flexível e fácil de se traebalhar, e foi originalmente desenhado para uso em hospitais, onde um tecido reutilizável forte e à prova d'água era necessário. Os tecidos de poliuretano podem ser construídos em diferentes espessuras, dependendo da intenção de uso. Por exemplo, os tecidos usados em fraldas são fabricados para possuírem uma variedade de características. Em situações onde o contato com combustível é provável, o tecido pode ser feito como retardantes de fogo. Ele também é produzido hermeticamente para resistir à água, à umidade e ao desgaste.

Cuidados e limpeza

Os tecidos de poliuretano são extremamente duráveis, e, como são capazes de bloquear umidade, as manchas podem normalmente ser removidas com um sabão e uma esponja macia. As misturas resistentes a solventes podem sem lavadas com essências minerais ou alvejante diluído. Produtos químicos fortes, como a acetona ou o vinagre, podem afetar a aparência do tecido na superfície. Normalmente, os produtos feitos com tecido de poliuretano trazem instruções de cuidados na etiqueta que servem ao tipo de estrutura usada, mas a maioria deles podem ser colocados na lavadora com os produtos de lavagem comuns.

Usos

Os tecidos de poliuretano são usados em várias indústrias, dependendo das características incorporadas durante sua fabricação. Eles são o material primário para colchões infláveis para usos medicinais , toldos, coletes e botes salva-vidas e oleodutos como um material de proteção para aplicações industriais. A indústria de fraldas usa o tecido de poliuretano para repor fraldas descartáveis. Também é utilizado para fazer lancheiras e embalagens de sanduíche. Normalmente, o material é utilizado na fabricação de capas de colchão, capas de chuva e equipamento de acampamento.

Não prejudica o meio ambiente

Materiais similares, como o PVC, contêm cloretos e não são biodegradáveis. Tecidos de poliuretano não usam solventes, portanto, não produzem toxinas prejudiciais, e a maioria dos materiais irá eventualmente se deteriorar. É um material forte e capaz de aguentar altas temperaturas e umidades, o que significa que o gasto é reduzido, já que um só objeto de poliuretano, como um colete salva-vidas, por exemplo, pode ser usado repetidamente por períodos mais longos que os dos outros materiais.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível