×
Loading ...

A diferença entre xampu para dar volume e xampu para engrossar o cabelo

Atualizado em 23 março, 2017

Embora tendo o mesmo efeito geral, os xampus para engrossar o cabelo e dar volume possuem componentes diferentes. Os xampus engrossadores ajudam a dar espessura às mechas do cabelo, enquanto os volumizadores dão mais movimento e corpo. Uma pessoa que quer usar um dos dois deve entender as diferenças para fazer a escolha correta relacionada ao resultado desejado.

Xampus volumizadores e engrossadores contribuem para uma manutenção mais fácil de cabelo (Jupiterimages/Pixland/Getty Images)

Efeito principal

Os xampus engrossadores, que contêm vários nutrientes e minerais, na maior parte engrossam cada mecha do cabelo infundindo estes nutrientes. Por outro lado, os xampus volumizadores removem toda a sujeira e partículas desnecessárias do seu cabelo, tornando-o mais leve e mais cheio; desse modo dando mais corpo. Utilizar o xampu volumizador também permite que você tenha um cabelo mais manejável, já que remove todos os nós e mantém as mechas do cabelo soltas e macias.

Loading...

Usos

As pessoas que querem mechas de cabelo mais grossas precisam usar um xampu engrossador, enquanto as que desejam que seus cabelos fiquem macios e fáceis de manusear precisam dos volumizadores. Os que engrossam o cabelo podem adicionar mais corpo aos fios dele, mas eles fazem isso engrossando cada mecha. Os volumizadores não fazem isso, mas tornam-o mais leve, dando assim mais volume e corpo. As pessoas que têm cabelo seco e embaraçado devem usar xampus volumizadores ao invés dos engrossadores caso queiram ter um cabelo mais fácil de se cuidar.

Ingredientes principais

O xampu volumizador contém diversas vitaminas e ingredientes, como o pantenol e vitamina B5, ingredientes que são bons para o cabelo porque previnem quebra e fragilidade. Este tipo de xampu também deixa o cabelo mais manejável e prepara-o para o uso de outros produtos volumizadores como mousses e séruns. Por outro lado, as fórmulas especiais para engrossar podem alterar o cabelo abrindo as cutículas capilares e mudando a estrutura física do cabelo tornando-o mais grosso. Ingredientes comuns incluem queratina, trigo, pantenol, colágeno e proteína.

Efeitos na calvície

Ambos os tipos de xampu, embora utilizados para tratar cabelos finos e adicionar volume e densidade, não podem solucionar problemas de calvície ou perda de cabelo. Alguns produtos alegam que podem ajudar a resolver estes tipos de problemas capilares, mas a maioria dos cientistas acredita que o cabelo que está afinando e a calvície, principalmente em homens, são problemas genéticos e biológicos. De acordo com o site Bernsteinmedical.com, um estudo conduzido no Japão em 2009 mostrou que um gene específico chamado de "Sox21" tem um papel importante em regular o crescimento de pelos em camundongos, e que também está presente em humanos. O site acrescenta que "O mesmo gene Sox21 que causa essa perda cíclica de cabelo em camundongos também foi encontrado em cabelos humanos, então é possível que esse gene possa estar relacionado à calvície em humanos.". Como o estudo sugere, os problemas genéticos não podem ser resolvidos facilmente, ainda que a pessoa utilize os dois xampus.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...