Diferenças entre água salgada e água doce

Escrito por david james | Traduzido por débora faggioni
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Diferenças entre água salgada e água doce
Apenas três por cento da água do mundo é doce e 90% dela está na Antártica (Thomas Northcut/Photodisc/Getty Images)

A vida na Terra é possível por causa da água. Cerca de 70% da superfície da Terra é constituída por água e 97% da água da Terra é encontrada nos oceanos. A água é a única substância na Terra que ocorre naturalmente em todos os três estados: líquido, gasoso e sólido. O Oceano Atlântico é o mais salgado de todos os oceanos, mas o Mar Morto é, de longe, o corpo d'água mais salgado na Terra.

Outras pessoas estão lendo

Densidade

A água do mar é mais densa e tem mais massa do que a água doce por causa dos sais minerais nela dissolvidos. A água doce tem uma densidade de 1.000 kg por metro quadrado, enquanto que a água do mar, por causa dos sais, tem uma densidade média de 1.027 kg por metro quadrado, que pode ser maior ou menor, dependendo da quantidade de sal e a temperatura da água. Quanto mais fria a água, mais densa ela se torna. O Mar Morto é o corpo d'água mais denso, razão pela qual é mais fácil que pessoas flutuem nele do que em outros corpos d'água. Também, pelo fato de a água do mar ser mais densa, quando a água doce e a salgada se encontram, a água doce flutua sobre a salgada.

Salinidade

Para a água ser considerada salgada, ela deve ter mais do que uma parte de sal por 1.000 partes de água. Todos os lagos de água doce, como os Grandes Lagos, têm menos sal do que isso. O oceano tem média de 35 partes de sal por mil partes de água, mas diferentes corpos de água salgada podem variar muito. O Mar Morto tem quase 300 partes por mil, perfazendo quase 30% de sal, enquanto que o Báltico possui apenas sete partes. Até mesmo a água do mar congela e quando isso acontece, o teor de sal no gelo é reduzido porque o sal é comprimido para fora já que há pouco espaço para o sal no gelo.

Pontos de fusão e congelamento

A água do mar congela a uma temperatura mais baixa que a água doce, 2° Celsius versus 0° Celsius e entra em ebulição a uma temperatura mais elevada 102° Celsius versus 100° Celsius para água doce. A água do mar congela a uma temperatura mais baixa do que a água doce porque os íons do grupo de moléculas agregadas em torno das moléculas de água, dificultam uma ligação direta, assim a temperatura deve ser ainda inferior para se ter a ligação. É por isso que se utiliza sal em estradas com gelo, para baixar a temperatura de congelamento da água e da neve. A água do mar tem um ponto de ebulição mais alto porque o grupo de moléculas agregadas, dificulta sua separação quando aquecidos.

Viscosidade

A água do mar tem uma viscosidade mais elevada do que a água doce, o que significa que é mais espessa e você percebe mais atrito quando se desloca na água do mar, sendo que o contrário ocorre com a água doce. A razão pela qual é mais viscosa é a mesma de ser mais densa por ter mais minerais e sais do que a água doce.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível