Diferenças entre os cabos VGA e SVGA

Escrito por barbara conn | Traduzido por aline fernandes martins
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Diferenças entre os cabos VGA e SVGA
Diferença entre VGA e SVGA (Image by Flickr.com, courtesy of Stephen)

Em configurações de computadores desktop tradicionais, um cabo conecta um computador a um monitor. Um cabo VGA (Vídeo Graphic Array) carrega sinais analógicos e suporta resoluções de vídeo até 640x480. Um cabo SVGA (Super Video Graphic Array) carrega sinais analógicos e suporta resoluções até 800x600. O SVGA também é conhecido como "enhanced" ou "ultra" VGA. A maioria dos cabos SVGA suporta resoluções de tela muito mais altas do que o padrão de 800x600.

Outras pessoas estão lendo

Características

Os cabos VGA e SVGA normalmente têm conectores com pinos dispostos em três fileiras alternadas. A primeira e a última fileira possuem 5 pinos, e a fileira do meio, com apenas 4 pinos, parece ter um pino faltando, mas não há. Essa configuração de 14 pinos é a configuração padrão, e esses cabos se ligam a portas VGA de alta densidade, de 3 fileiras e 15 buracos, ou soquetes, em monitores de computador e em outros dispositivos de tela e adaptadores.

É impossível dizer a diferença entre cabos VGA e SVGA apenas olhando para eles. Se o cabo é SVGA e está conectado a um dispositivo compatível com SVGA e a um computador com uma placa gráfica e memória de vídeo que suporta SVGA, uma resolução de 800x600 ou melhor deve estar disponível.

Tamanho

Cabos não identificados mais grossos são mais suscetíveis a serem SGVA do que cabos finos. Esses cabos têm blindagem superior. Além disso, para ajudar a eliminar a interferência e a degradação do sinal, ele têm geralmente traços de ferrite.

Apesar de não ser uma garantia, o diâmetro do cabo pode ser uma medida de qualidade. Na maioria dos casos, quanto mais grosso o cabo, melhor a qualidade.

Significado

A SVGA, que exige mais memória de vídeo e recursos gráficos de computador do que o VGA, suporta 16 milhões de cores. Com o VGA e sua resolução máxima de 640x480, apenas 16 cores são suportadas. Monitores VGA se tornaram obsoletos. A Video Electronics Standards Association (VESA), um consórcio de fabricantes de placa de vídeo e de monitor, desenvolve padrões para SVGA.

Qualidade do cabo

Sinal de alta resolução transportado por longas distâncias requer um cabo melhor do que um sinal de baixa resolução realizado em distâncias mais curtas.

Ao transmitir imagens de alta resolução em distâncias menores que 5 metros, um cabo de baixo custo e baixa especificação é mais adequado.

Problemas que ocorrem com os cabos de baixa qualidade incluem imagens duplas, borradas e, possivelmente, nenhuma imagem.

Avisos

Antes de comprar um novo cabo de qualquer tipo, verifique a configuração das portas ou tomadas a serem usadas. Se eles são configurações fêmeas tradicionais (com orifícios), certifique-se de que as extremidades do cabo são machos (com pinos). Verifique se o número de linhas e número de pinos em cada linha também combinam.

Monitores MDA, CGA, e EGA não trabalham com cabos VGA.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível