Mais
×

Diferenças entre PVC, CPVC e PEX

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

PVC, CPVC e PEX são diferentes tipos de tubos de plástico utilizados como materiais para sistemas de esgotos e abastecimento de água em edifícios. PVC significa cloreto de polivinil; CPVC significa cloreto de polivinil clorado; e PEX significa polietileno reticulado. Embora esses materiais sejam termoplásticos, o que significa que se tornam líquidos a elevadas temperaturas e vítreos em temperaturas muito baixas, eles têm propriedades, processos de fabricação e utilização ligeiramente diferentes.

Um encanamento de água usa termoplásticos como tubos de drenagem para conduzir resíduos líquidos para longe (Digital Vision./Digital Vision/Getty Images)

Características

PVC, CPVC e PEX têm características diferentes, embora sobrepostas. O PVC é um material plástico resistente e rígido que pode ser amolecido para formar dobras e curvas. O CPVC é formado de uma resina de PVC submetida a um processo de cloração. Ele tem propriedades semelhantes ao PVC e tem maior resistência ao calor. Também tem uma resistência à tração ligeiramente superior à do PVC, mas é menos duro. O PEX tem resistência alta à temperatura, eletricidade e químicos, suportando temperaturas de até 150 ºC e tensões de até 50 kv (quilovolts).

Vantagens

A vantagem de usar o PVC em sistemas de canalização, tanto de água potável quanto de esgoto, é que ele é barato, tem fácil disponibilidade e rápida fabricação; além disso, é fácil de montar e manipular em formas diferentes. O CPVC tem todas estas vantagens, mas ele reduz melhor a escamação, que é o acúmulo de carbonato de cálcio, e por isso é melhor para encanamentos de água potável de longa distância. O tubo PEX tem um melhor uso como isolante térmico e elétrico em condições extremas, porque tem mais resistência a isso que o PVC e o CPVC, embora o PVC seja utilizado em uma combinação com um processo de plastificação para isolamento de fios.

Desvantagens

Uma razão importante pela qual o PEX não é tão utilizado quanto o PVC e o CPVC, nas mesmas situações, é que ele requer mais ferramentas de instalação, incluindo crimpadores e prensas. A instalação de PVC e CPVC envolve cortadores de tubo e diferentes tipos de adesivos e acessórios para conectá-los. No entanto, o PEX é mais adequado para aplicações de metal do que os outros dois tipos de canos. Em instalações que envolvam a conexão do cobre com o plástico, o PEX seria mais adequado, por ser mais resistente à corrosão.

Considerações

Existem três tipos de PVC (PVC, PVC-C e PVC-U) e três tipos de PEX (PEX a, PEX b e PEX c). O PVC-C resiste a temperaturas de até 90 ºC. O PVC-U é um PVC não plastificado. Ele é usado em aplicações de janelas e é muito mais duro comparado com o PVC. Os diferentes produtos PEX são classificados pelos seus métodos de produção. O PEX a é considerado o mais durável, porque tem a estrutura molecular mais uniforme.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article