As diferenças entre tubos de uPVC e PVC

Escrito por wilhelm schnotz | Traduzido por julia abdalla conte
As diferenças entre tubos de uPVC e PVC
Tubos de PVC e uPVC são dois tipos de tubos plásticos (Pipes and more pipes image by rider from Fotolia.com)

Para um observador comum, existe pouca diferença entre um tubo de PVC e uPVC. Ambos são tubos plásticos muito utilizados em construções. Apesar das semelhanças aparentes, os dois tipos de tubo são produzidos de forma diferente e possuem propriedades diferentes. As aplicações em construções e outros processos industriais variam um pouco e os tubos plásticos que mais necessitam de manutenção são os de PVC.

Fabricação

Tanto o PVC quanto o uPVC, que também é conhecido como PVC rígido, são feitos com o mesmo material. Policloreto de vinila é um polímero que pode ser aquecido e moldado para criar componentes duros e resistentes, como tubos. Devido à sua rigidez assim que é formado, os fabricantes costumam adicionar mais plastificante. Os plastificantes tornam o PVC mais flexível e, normalmente, mais fácil de trabalhar, comparado com o polímero não plastificado. Eles não são utilizados na fabricação de uPVC — cuja sigla significa "policloreto de vinila não plastificado" (em inglês, unplasticized polyvinylchloride) — que é quase tão rígido quanto um tubo de ferro fundido.

Manuseio

Quando são instalados, tubos de PVC e uPVC são manuseados da mesma forma. Ambos podem ser cortados facilmente com uma serra de arco ou uma serra tico-tico, ou qualquer outra ferramenta apropriada para cortar tubos de PVC, e a junção pode ser feita usando cola, não sendo necessário soldá-los. Como o uPVC não contém plastificante, que torna o PVC mais flexível, deve ser cortado exatamente no tamanho desejado, já que não pode haver tolerâncias.

Aplicações

O tubo de PVC é um substituto dos tubos de cobre e alumínio usados para transportar água não potável, dos tubos metálicos de esgotos, em sistemas de irrigação e em sistemas de circulação de água em piscinas. Como ele resiste à corrosão e à degradação biológica, torna-se uma opção durável para encanamentos. É cortado com facilidade, não há necessidade de soldar as junções, que podem ser coladas, e pode ter alguma tolerância de tamanho. Por essas razões, profissionais costumam escolher o tubo de PVC, uma alternativa aos tubos metálicos que é fácil de usar.

O tubo de uPVC não é muito popular no país, apesar de sua durabilidade torná-lo mais apropriado que tubos de ferro fundido para os sistemas de esgoto. Ele é frequentemente usado em sistemas de drenagens externos, como calhas de chuva.

O único tipo de tubo plástico que deve ser usado para transportar água destinada ao consumo humado é o cPVC (policloreto de vinila clorado).