As diferenças entre rostos masculinos e femininos

Escrito por victoria ramirez | Traduzido por alice castro
As diferenças entre rostos masculinos e femininos
As mulheres tendem a ter características mais suaves e menos esculpidas do que os homens (BananaStock/BananaStock/Getty Images)

Homens e mulheres diferem não apenas no que diz respeito a necessidades emocionais, como também no que tange a aparência física. As diferenças mais significantes entre homens e mulheres são muitas vezes vistas nos traços físicos e nas características da face. Não é apenas uma característica física que diferencia os rostos de homens e mulheres, mas uma variedade de fatores que influenciam o desenvolvimento das características faciais femininas e masculinas.

Formato do rosto

O rosto feminino considerado anatomicamente atrativo tende a ter um formato de coração, com bordas arredondadas partindo desde a linha do cabelo até o queixo. Os homens tendem a ter rostos quadrados com o contorno do cabelo mais intricado e maxilares levemente quadrados. Os homens tendem a ter rostos mais longos na parte de baixo para acomodar um lábio superior maior e um queixo mais extenso. O site "FacialFeminizationSurgery.info" relata que os perfis faciais masculinos e femininos também diferem. Os femininos tendem a ser mais planos, enquanto que a testa masculina tende a se inclinar para trás e a parte mais inferior de suas faces tendem a se projetar para frente.

Características faciais

As sobrancelhas das mulheres são mais arqueadas e se posicionam mais alto sobre as bordas dos olhos, enquanto que as dos homens se posicionam levemente acima do osso da testa. Muitas vezes, as sobrancelhas dos homens também são volumosas e retas, sem arqueamento. As mulheres possuem narizes menores, de formato mais curto e com dorsos e narinas mais estreitas. O lábio da mulher e a ponta do nariz tendem a apontar para cima. Os homens têm uma distância maior entre a base do nariz e o topo do lábio. As mulheres muitas vezes possuem uma inclinação recessiva entre o lábio superior e o nariz. As mulheres tender a ter olhos com uma aparência maior, e a forma da borda acima da testa influencia o formato dos ossos da bochecha.

Estrutura óssea

O site "FacialFeminizationSurgery.info" relata que a saliência da testa é maior nos homens. A saliência da testa é a cumeeira horizontal que atravessa a testa acima dos olhos. As mulheres tendem a ter testas mais arredondadas e verticais. Elas também possuem bochechas mais cheias e arredondadas e tendem a ter os ossos dessa região mais altos do que os homens. Os homens tendem a ter bochechas mais ocas, os ossos do maxilar são mais largos do que nas mulheres; é por isso que os músculos ligados aos cantos do osso maxilar tendem a ser mais robustos. A linha maxilar da mulher forma uma curva mais suave que se estende da orelha até o queixo. A linha maxilar masculina é mais reta partindo do ouvido e daí de forma mais angular até o ouvido.

Contraste de características

De acordo com o professor da Faculdade Gettysburg, Richard Russell, cujo estudo apareceu em 2009 (consulte a seção "Referências"), a pele de todas as mulheres, independente da raça, tende a ser mais clara do que a dos homens. No entanto, as mulheres possuem mais características contrastantes do que os homens. A cor do lábio e dos olhos são mais escuras entre as mulheres, mesmo a cor da pele sendo mais clara.

Textura da pele

As mulheres tendem a ter a pele mais fina do que os homens. O site "GrowingBolder.com" relata que isso se dá pelos níveis mais altos de testosterona nos homens. Além disso, as camadas da dermes e a epidermes masculina são mais grossas devido às maiores quantidades de elastina e colágeno. Os homens também tendem a ter poros maiores e mais oleosos do que as mulheres.

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível