Diferenças entre TAS e IAS

Escrito por dr. r. a. benson | Traduzido por thiago andre scarani
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Diferenças entre TAS e IAS
O TAS e o IAS são indicações de velocidade na aviação (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)

A velocidade é determinada de forma diferente na aviação e nos veículos terrestres. Há dois tipos de velocidade aeronáutica: a velocidade aérea indicada (Indicated airspeed, IAS) e a velocidade aérea real (True airspeed, TAS). As duas costumam ser próximas, mas a TAS oferece uma medição mais precisa que a IAS. Enquanto os veículos terrestres medem sua velocidade em quilômetros por hora, a aeronáutica utiliza o sistema náutico, que indica a velocidade em milhas náuticas por hora, ou nós.

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Visão geral da velocidade aérea

O nó é a unidade básica de medição da velocidade de veículos aquáticos e aéreos. Também conhecido como milha náutica, um nó equivale a 0,5 metro por segundo, enquanto o quilômetro por hora equivale a 0,27 metro por segundo. Outra medida usada para indicar velocidade aérea é a Mach. O número Mach corresponde à relação entre a velocidade do avião e a do som. 1 Mach é a velocidade do som, que equivale a 661,7 nós.

Velocidade aérea indicada

Um instrumento chamado tubo de pitot, que geralmente é montado no nariz ou na asa de um avião, mede a IAS. Este tubo, que possui um ângulo de 90 graus, fica orientado de tal forma que é capaz de medir o fluxo de ar menos turbulento. O tubo recebe calor, para impedir a formação de gelo, que reduziria seu desempenho. Ele mede a pressão dinâmica, também chamada de pressão de impacto ou de choque, e a pressão estática. A diferença entre essas medidas é a IAS, que geralmente é exibida utilizando a unidade KIAS, ou nós de velocidade aérea indicada, na tela do cockpit.

Velocidade aérea real

A TAS é a velocidade real de viagem do avião em relação ao ar a seu redor. É uma medição mais precisa, que requer medições extras para ser determinada. Ela é calculada com base na IAS e nos vários fatores que afetam sua leitura, como a temperatura do ar exterior e a pressão barométrica. Ela também usa tabelas para ser determinada. Esta medição é exibida como KTAS, ou nós de velocidade aérea real.

Considerações

Os instrumentos da aeronave medem a IAS para determinar a velocidade aérea, com base na medida da pressão estática ou dinâmica pelo tubo de pitot. Há três padrões que proporcionam a maior precisão possível de medição da IAS: a medida feita ao nível do mar, temperatura e umidade dentro do padrão e pressão barométrica de 760 mmHg. Se qualquer um desses fatores não for o ideal, a IAS não será precisa e as tabelas e outros indicadores que calculam a TAS fornecerão um nível maior de precisão.

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