Qual a diferença entre os sistemas ERP e SAP?

Escrito por dennis bortolus | Traduzido por jesse mourao
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Qual a diferença entre os sistemas ERP e SAP?
A SAP é uma fornecedora de software ERP (blank product box image by Undy from Fotolia.com)

ERP é a sigla para "Enterprise Resource Planning" (ou Sistema integrado de gestão empresarial, em português). O software ERP é uma suíte de aplicativos de negócios, como contabilidade, vendas ou folha de pagamento. A principal diferença entre a versão ERP desses aplicativos e as versões autônomas é a integração. Os aplicativos compartilham a mesma arquitetura técnica, banco de dados, aparência e padrões de processamento. A SAP é uma das maiores fornecedoras de sistemas ERP do mundo.

Outras pessoas estão lendo

História

A metodologia ERP começou no final dos anos 80, quando os avanços da tecnologia nas comunicações e ferramentas de banco de dados permitiram que os criadores de programas integrassem aplicativos e alterassem o processamento de transações com base em dados agrupados, salvos e atualizados periodicamente em um processamento em tempo real. A capacidade de atualização foi distribuída para a fonte de informação e as mudanças foram imediatas. A SAP foi criada em 1972 por um grupo de empregados alemães, que anteriormente trabalhavam para a IBM, que na época era a líder mundial em sistemas de computação e hardware. A sigla SAP significa "Software Applications and Products" (aplicativos de softwares e produtos, em tradução livre). No início de 1990 eles desenvolveram seu produto ERP chamado R/3, o qual integrava múltiplos aplicativos e compartilhava uma única base de dados.

Características

A principal característica do ERP é que todos os aplicativos compartilham a mesma base de dados, além de definições de dados. Um elemento de dados chamado "Conta", por exemplo, tem o mesmo significado tanto no aplicativo de vendas como na gestão da rede de abastecimento. O fato de ter a informação e o formato no mesmo lugar implica que as grandes organizações já não precisarão reunir dados de vários sistemas, converter para um único formato e significado, e então juntar tudo para fazer o relatório. A SAP tem o seguinte slogan que divulga essa integração de dados: "Se está em qualquer lugar, está em todos os lugares". Isso refere-se a ter uma única fonte para cada fragmento de dados, com informações disponíveis para qualquer aplicativo.

Considerações

A SAP, a Oracle e a Microsoft compõem o que é considerado a lista de alto nível dos fornecedores de ERP da atualidade. Cada uma delas tem certas forças de mercado para públicos específicos, tais como governo, indústria e ensino superior. A Oracle comprou vários dos principais fornecedores como a "PeopleSoft" e a "JD Edwards" e reduziu o tamanho da lista consideravelmente, mas a SAP continua a ter uma ligeira vantagem sobre a Oracle devido ao tamanho.

Equívocos

O ERP é considerado por muitos como um produto. Na verdade, ele é mais uma metodologia e um conjunto de normas sobre como os aplicativos são vinculados em uma única arquitetura. Todos os vendedores seguem esse padrão, em graus diferentes.

Opiniões de especialistas

Ao selecionar o sistema ERP ideal para sua organização, analise os diversos fornecedores e busque um software adequado às suas exigências de negócio e direção de tecnologia. Contratar os serviços de um grande vendedor, como SAP ou Oracle, significa que melhorias de suporte e produto continuarão por anos. E a disponibilidade de recursos técnicos cresce com a popularidade do software que você escolhe.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível