Diferentes estilos de fontes de caracteres

Escrito por aubrey kerr | Traduzido por jesse mourao
Diferentes estilos de fontes de caracteres

O estilo de fonte serifa funciona melhor em uma página impressa

Jupiterimages/Photos.com/Getty Images

Milhares de tipos de letra estão disponíveis para impressão. Não importa o idioma que você queira imprimir, as fontes estão disponíveis online em estúdios de tipografia e fundições de fonte.

Outras pessoas estão lendo

Categorias

A divisão mais básica em tipografia é entre os estilos serifa e sem serifa. Um estilo de fonte serifa tem pequenas linhas, ornamentos ou enfeites na parte superior e inferior dos caracteres. A fonte Times New Roman, por exemplo, é uma fonte com serifas. Letras sem serifa, como a Helvética, não têm esses traços extras sobre os caracteres. Existem várias categorias mais específicas dentro do estilo serifa e grupos sem serifa. Por exemplo, caracteres tipográficos modernos têm um grande contraste entre traços finos e grossos, e fontes geométricas têm traços leves e grandes aberturas. A abertura é o espaço dentro de um círculo, como nas letras minúsculas "a" ou "o".

Legibilidade

As fontes serifas são usadas ​​principalmente em documentos impressos porque o traço extra permite que a palavra seja vista e lida como uma unidade, em vez de um grupo de letras individuais. Isso torna a leitura mais fácil e rápida. No entanto, a resolução em uma tela de computador é muito menor do que em uma página impressa, de modo que as fontes serifas podem se ofuscar e tornarem-se ilegíveis quando vistas em um monitor. De acordo com a Complete Reference Web Design, as fontes sem serifas apresentam a sua forma melhor na tela. Para uma melhor legibilidade, escolha um tipo de letra sem serifa para uso online e um tipo serifa para texto impresso.

Fontes decorativas

Para títulos, manchetes e texto realçado, experimente usar fontes decorativas. Qualquer tipo de letra com uma "personalidade forte", como denomina o Webmonkey, é considerado uma fonte decorativa. Milhares de fontes não-tradicionais, cada uma com seu próprio estilo, estão disponíveis. Alguns dos grupos de fontes decorativas comuns são as fontes "grunge" com uma aparência "suja", fontes ao estilo "cartaz de velho oeste" e fontes projetados para se parecerem com a caligrafia. Fontes decorativas fazem realces eficazes, mas elas são geralmente muito difíceis de ler em grandes blocos de texto.

Ajuste o layout

Se você criar o documento em um programa de layout de página, como InDesign, Scribus ou Microsoft Publisher, você terá mais controle sobre o espaçamento das letras em seu documento final. Ajuste o "kerning" para reduzir ou ampliar o espaço horizontal entre as letras individuais. Para adicionar ou subtrair espaço entre cada linha de texto, ajuste o espaçamento entre linhas. O "kerning" e o espaçamento entre linhas são as duas ferramentas de ajuste de texto mais básico disponível em qualquer programa de layout de página. Modifique o espaçamento entre letras para mudar o estilo da página e aumentar a legibilidade.

Não deixe de ver

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media