Mais
×

Diferentes formas de preparar uma tela de pintura

Atualizado em 17 abril, 2017

Antes de começar a pintar em uma tela, é necessário prepará-la com cola, gesso ou outro meio. Esses materiais selam a lona para protegê-la do contato direto com a tinta a óleo, o que pode fazer com que ela perca qualidade. A cola e o gesso também criam uma superfície não absorvente para a pintura.

Diferentes formas de preparar uma tela de pintura (Jupiterimages/BananaStock/Getty Images)

Gesso acrílico

Usando um pincel grande, comece a aplicar o gesso no centro da tela e trabalhe para as bordas. Não apenas corra com o pincel sobre a superfície; certifique-se de que esteja pressionando o gesso nas fibras do tecido. Geralmente, uma camada de gesso acrílico é suficiente, mas alguns precisam ser aplicados em duas ou três. Cheque o rótulo do gesso para descobrir quantas camadas usar. Se for preparar várias telas, compre o gesso acrílico em balde; é geralmente mais barato comprar em galões do que em pequenas quantidades.

Cola de pele de coelho e óleo primer

A cola de pele de coelho, um tipo tradicional usado por pintores italianos renascentistas, é muito menos comum hoje, talvez por seus requerimentos de preparação mais complicados. Essa cola sela a tela e permite-lhe usar um primer de óleo em vez de acrílico. A cola de pele de coelho pode ser difícil de encontrar; procure em lojas de arte on-line. Você terá que dilui-la em água, usando aproximadamente 30 mL de cola para 1 L de água. Aqueça a mistura em uma panela até que a cola dissolva e, então, deixe esfriar. Use-a logo que esfriar para que não tenha tempo de separar-se da água. Cubra a tela, certificando-se de pressionar a cola nas fibras. Use o primer de óleo ou gesso sobre a cola e deixe que a superfície seque antes de começar a pintar. Sobre uma camada de primer de óleo, não pode ser usada tinta acrílica, apenas a óleo.

Pasta de modelar

Se pretende construir suas superfícies com grandes quantidades de tinta a óleo, considere aplicar pasta de modelar antes de começar. Isso dará à superfície mais dimensão e, à tela, mais proteção. Siga o procedimento para gesso acrílico ou cola de pele de coelho e primer de óleo antes de aplicar a pasta de modelar.

Tela não esticada

Não há nenhuma regra que diga que você precisa esticar sua tela. Considere preparar uma grande área de uma tela não esticada para prender na parede de um ateliê. De acordo com a National Gallery of Australia, o pintor francês Pierre Bonnard pintava quase que exclusivamente em telas não esticadas, geralmente cortando a pintura em dimensões retangulares apenas quando sentia que estava completo.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article