Mais
×

Diferentes maneiras de fazer colares de miçangas

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Há muitas formas diferentes de confeccionar colares de miçangas, desde técnicas de cordões, até tranças e bordados. Um colar pode misturar mais de uma técnica para criar bijuterias customizadas. Independente se você utiliza miçangas ou cristais caros, descubra formas de confeccionar peças que combinem com o seu estilo.

Confeccione colares usando várias técnicas (Blue necklace on white image by Olga Khopshanosova from Fotolia.com)

Cordão

A maneira mais simples de confeccionar colares é fazer uma fila de miçangas em um cordão ou arame de bijuterias. Normalmente usadas com miçangas de 4 mm ou maiores, as peças permitem que você crie modelos diferentes baseando-se no tipo, cor e tamanho das contas que escolher. Crie colares que podem ter o comprimento de uma gargantilha ou serem soltos e esvoaçantes. Os padrões diferentes incluem um formato de "Y" e laços. Os dois tipos são mais do que um simples fio. Comece enfiando as miçangas em um colar Y em dois cordões. Adicione uma miçanga principal no centro do cordão, antes de fazer a fila dupla, se quiser. Separe os fios para criar os braços do Y quando a base estiver com o comprimento desejado. O segundo modelo é diferente pelo fato de não ter fecho. Ele é um cordão mais longo, que você pode enrolar no pescoço. Normalmente, ao final do modelo, há uma franja, círculos de miçangas ou uma conta maior.

Trançar

Há diversas técnicas para confeccionar colares com miçangas trançadas. Os pontos reto, o peiote livre e o brick são os três mais populares para criar colares feitos à mão. O peiote e o brick são usados principalmente com miçangas de sementes para a criação de padrões, mas o ponto reto usa miçangas de 4 mm ou mais. O peiote e o brick são pontos de bijuteria, tecnicamente, mas são classificados como técnicas de trançado. Você pode usar um arame, cordão ou filamento macio para criar um design de ponto reto. Embora seja possível usar o ponto peiote ou brick com o arame ou o monofilamento, ambos são mais simples com uma agulha ou fio, já que as sementes têm pequenas aberturas.

Bordados

Faça bordados com miçangas para um colar com padrões de rede e franjas. Os colares se assemelham a desenhos de filigranas. A não ser que você já seja profissional em bijuterias, precisará de um padrão para confeccionar sua peça. A franja é um modelo que usa um fio de miçangas. Cada conta da fileira pode ser a ponta de uma linha da franja. Por exemplo, passe a agulha pela miçanga em um fio e adicione contas até atingir o comprimento desejado. Finalize a linha com uma pequena miçanga de semente. Pule uma semente e passe a agulha de volta por todas as miçangas. Passe novamente a agulha através das miçangas do colar e retire-a pela conta em que você gostaria de criar mais uma franja.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article