Diferentes tipos de instrumentos meteorológicos

Escrito por ma wen jie | Traduzido por andressa ferrari arevalo
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Diferentes tipos de instrumentos meteorológicos
Termômetro é apenas um dos instrumentos utilizados na meteorologia (thermometer image by mbs from Fotolia.com)

Observar o tempo é um passatempo divertido e pode levar a uma compreensão de previsões e precursores de um tempo severo. Das mensurações básicas de temperatura, umidade, pressão do ar, direção do vento e velocidade, aprende a fazer simples previsões do tempo e a reconhecer os sinais de tempo severo e potencialmente prejudicial.

Outras pessoas estão lendo

Termômetro

Termômetros mensuram a temperatura do ar, porque o calor do sol pode afetar adversamente as leituras. Então, coloque os termômetros em um local protegido do sol. Existem muitos tipos de termômetros, variando desde termômetros eletrônicos digitais até os simples à base de mercúrio.

Higrômetro

Um higrômetro mensura a quantidade de vapor no ar, conhecida como umidade. Higrômetros estão disponíveis em ambas as versões digitais e nas tradicionais versões analógicas.

Diferentes tipos de instrumentos meteorológicos
Uma versão analógica do higrômetro (hygrometer image by Lucky Dragon from Fotolia.com)

Barômetro

Um barômetro é usado para medir a pressão do ar. Mudanças na pressão do ar pode preceder uma grande tempestade. Barômetros tendem a cair se o tempo chuvoso é iminente e subir se o tempo logo vai limpar.

Diferentes tipos de instrumentos meteorológicos
Barômetro indicando previsão de um tempo não chuvoso (barometer image by Peter Baxter from Fotolia.com)

Anemômetro

Um anemômetro mensura a velocidade do vento. A maioria dos anemômetros são feitos de vários copos que giram com o vento. A velocidade de rotação do dispositivo é medida para calcular a velocidade do vento. Anemômetros muitas vezes são combinados com pás eólicas para medir a direção do vento.

Catavento

Um cata-vento indica a direção do vento. A pressão do vento empurra uma grande superfície para alinhar a palheta à direção do vento. Cata-ventos clássicos são, por vezes, montado na parte superior de casas ou de outros edifícios. Sendo menor, cata-ventos mais modernos muitas vezes são integrados em anemômetros ou completam as estações de sensoriamento do tempo.

Diferentes tipos de instrumentos meteorológicos
Cata-vento feito de pás (rural windmill image by bruce from Fotolia.com)

Pluviômetro

Pluviômetros mensuram a quantidade total de chuva. Eles podem ser tão simples como um copo e uma régua, ou tão complexos como um pluviômetro digital com auto-esvaziamento. Para leituras precisas, coloque o pluviômetro em um local onde ele não esteja protegido por árvores e edifícios.

Piranômetros

A radiação solar pode afetar o clima. Apesar de não ser comumente encontrados em estações meteorológicas de consumo, piranômetros mensuram a radiação solar. Amadores do tempo avançados podem encontrar correlações interessantes entre a radiação solar e um certo fenômeno meteorológico.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível