Dinossauros: Carcharodontossauro versus Espinossauro

Escrito por stanley goff | Traduzido por andre trapani possignolo
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Dinossauros: Carcharodontossauro versus Espinossauro
Um funcionário do museu arruma o modelo de espinossauro para exibição (Junko Kimura/Getty Images News/Getty Images)

Jurassic Park -- o livro e o filme -- apresentou ao mundo imagens de dinossauros muito realistas e gelaram o público com a ferocidade dos grandes tiranossauros e a inteligência e agilidade do velociraptor. Quando Jurassic Park III foi lançado, o mundo tornou-se familiarizado com um terópode que superou o tiranossauro -- o espinossauro. Mesmo antes do filme, houve uma controvérsia sobre o maior dinossauro carnívoro: espinossauro ou outro leviatã -- o carcharodotossauro.

Outras pessoas estão lendo

O tamanho e o contexto da questão

A controvérsia não foi resolvida. Os restos de fósseis de cada criatura é limitado e incompleto, por isso muitas das estimativas sobre o tamanho médio das espécies são especulativas e os cientistas sabem ainda menos sobre as características como velocidade e agilidade. Essa indefinição só desperta a imaginação dos aficionados por dinossauros, que muitas vezes se perguntam qual desses animais prevaleceria em um embate corpo-a-corpo até a morte. É possível que eles tenham lutado, porque seus territórios e época justapunham-se.

O Charcharodontossauro

Juntar os pedaços do carcharodontossauro tem sido difícil. A primeira parte encontrada foram dois dentes na Argélia em 1923, seguido por fragmentos de ossos, onde alguns foram destruídos durante bombardeios na Segunda Guerra Mundial. Nada foi descoberto até a década de 1990, quando os últimos restos parciais foram descobertos. Foi a partir desses restos que os cientistas extrapolaram sobre o que se sabe a respeito do carcharodontossauro. A tipologia corporal lembrava o T-Rex, estimando-se que tinha de 8 a 14 metros de comprimento e pesavam de seis e oito toneladas.

O Espinossauro

Assim como carcharodontossauro, os fósseis do espinossauro que foram coletados no início do século 20 foram destruídos durante um bombardeio dos aliados da Alemanha. Desde então, alguns fósseis mais tem sido reunidos, porém, como o carcharodontossauro, a extrapolação feita a partir dos fósseis limitados não deixou uma imagem definitiva do animal. A representação da vela-dorsal do animal no Jurassic Park III foi provavelmente uma boa estimativa, embora um pouco maior do que a do dinossauro real, dada a tendência de Hollywood ao exagero dramático.

Comparações e combate animal

Esses números indicam que cada animal pode ter sido de até 12 metros de comprimento e pesado 8 toneladas. A média favorece o espinossauros, embora esses intervalos tenham sido extraídos de fontes variáveis. Em termos de resultados de combate hipotético, os paleontólogos sabem muito pouco sobre o comportamento desses animais. Apesar de serem formidáveis em tamanho e armamento, um ou outro, ou ambos devem ter evitado combates diretos com outros predadores; favorecendo a prevenção ou ritual de combate direto, como muitos predadores atualmente . Além disso, os paleontólogos não sabem quão rápido ou quão ágil esses animais podem ter sido. A questão do combate entre estas duas espécies terá de continuar sendo algo para a nossa imaginação.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível