O que é um dispositivo PCI?

Escrito por john landers | Traduzido por mariana de mello andré scarani
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
O que é um dispositivo PCI?
O barramento PCI está integrado à maioria das placas-mãe fabricadas desde 1995 (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)

Um dispositivo PCI é um tipo de hardware que se conecta diretamente a um conector PCI da placa-mãe do computador. PCI significa Peripheral Computer Interconnect, Conexão de Periféricos de Computador, que é um tipo de barramento lançado no mercado pela Intel em 1993. Esta tecnologia foi integrada à maioria das placas-mãe dos computadores fabricados desde 1995.

Outras pessoas estão lendo

Importância

Basicamente, todo computador pessoal possui dois barramentos principais ligados à unidade central de processamento. O barramento do sistema, que é o mais rápido, conecta a memória principal, ou RAM, à CPU. O barramento PCI não é tão rápido quanto o do sistema, e seu propósito principal é facilitar a comunicação de dispositivos de hardware de todos os tipos, como de áudio, vídeo, rede ou gráficos, com o processador.

Placas de rede

Um tipo de dispositivo PCI é a placa de rede, que também é chamada de interface de rede. Ela é usada para estabelecer comunicação com outros computadores em uma rede, especialmente a internet. Existem muitos modelos de placas de rede PCI, sendo os mais populares a placa mini PCI e a placa de rede sem fio. As placas de rede sem fio costumam ser integradas à placa-mãe dos computadores desktop, enquanto a placa mini PCI é um dispositivo que costuma vir pré-instalado na maioria dos laptops. Ela permite que você estabeleça uma conexão de rede sem fio à uma rede de computadores com seu laptop.

Placas de som

Outro dispositivo PCI muito usado é a placa de som. É uma combinação de hardware e software que é usada para reproduzir sons. Algumas placas podem ter seus próprios processadores e memória RAM, além das entradas e saídas básicas, como microfone e alto-falantes, que estão presentes em todos os modelos. O software que vem embutido no hardware permite que a placa de som PCI se comunique com outros programas e com o sistema operacional do computador.

PCI Express

O padrão mais novo do tipo PCI para vídeo e edição de vídeo é o PCI Express. É o padrão mais novo do barramento PCI, que funciona com qualquer sistema operacional e oferece mais largura de banda.

PnP

A tecnologia Plug and Play (Ligar e Usar) ajudou a catapultar os dispositivos PCI para uma posição de destaque na computação. Essa tecnologia permite que o usuário simplesmente conecte o dispositivo na placa-mãe, e toda a configuração do hardware é feita automaticamente. Este avanço foi fruto de uma colaboração entre a Intel Corporation, que assimilou a tecnologia PCI e PnP, e a Microsoft Corporation, que forneceu o arcabouço necessário ao sistema operacional. O dispositivo PCI a ser conectado deve ser compatível com seu sistema. É preciso abrir o gabinete do computador para conectá-lo.

USB vs PCI

O USB é outra opção para adaptadores que adicionam funcionalidades a um PC ou laptop, como placas de rede sem fio. O USB oferece conexão simplificada, mas é menos potente do que o PCI para conectividade sem fio, de acordo com um artigo de 2011 da PC World. Se puder optar entre ambos e estiver preocupado com o desempenho, talvez deva ficar com o PCI.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível