×
Loading ...

Como dividir a alimentação de tomadas

Atualizado em 17 abril, 2017

Uma tomada de alimentação dividida é aquela em que cada uma das entradas é ligada a um circuito eléctrico separado, geralmente por meio de um disjuntor de dois polos no painel de disjuntores. Isso permite que dois dispositivos que consomem quantidades grandes de corrente em 110 volts possam ser conectados na mesma tomada, uma situação que normalmente iria desarmar o disjuntor. A maioria das tomadas duplas pode ser facilmente ligada através de uma alimentação dividida, por isso, desde que o disjuntor e a fiação estejam montados, fazer essa instalação é muito rápido.

Instruções

Praticamente qualquer tomada dupla pode ter sua fiação feita com a técnica de alimentação dividida (Light Switch and Outlet image by Towards Ithaca from Fotolia.com)
  1. Desligue o disjuntor de polo duplo no painel de disjuntores.

    Loading...
  2. Passe o cabo através do furo na base da caixa de passagem. Separe os quatro fios, preto, vermelho, branco e cobre. Tire um centímetro de isolamento dos três fios isolados usando o alicate de ponta fina.

  3. Segure a tomada dupla com os orifícios de aterramento (buracos pequenos) virados para baixo. Rompa a pequena tira de metal entre a parte de cima e a parte de baixo no lado direito da tomada.

  4. Ligue o fio preto no parafuso cor de bronze na parte superior direita da tomada. Ligue o fio vermelho no parafuso cor de bronze na parte inferior direita da tomada.

  5. Ligue o fio branco neutro ao parafuso cor de prata no lado esquerdo superior da tomada.

  6. Ligue o fio terra de cobre no parafuso verde da tomada.

  7. Prenda a tomada na caixa de passagem, apertando os parafusos na parte superior e inferior da tomada.

  8. Fixe o escudo da tomada apertando o parafuso no centro dele.

  9. Religue o disjuntor do circuito de volta.

Loading...

Dicas

  • Este tipo de fiação resulta em duas tomadas com alimentação dividida que compartilham um fio neutro. Para ter os dois circuitos eletricamente isolados, você precisa passar dois conjuntos de cabos de dois disjuntores separados; um fio preto e um fio branco de cada um dos cabos seria conectado aos pares de parafusos cor de bronze e prata, e as tiras de metal de ambos os lados da tomada precisarão ser rompidas. Isso é feito quando há uma preocupação de que um dispositivo possa transmitir algum ruído elétrico para outro através do fio neutro.

Aviso

  • Tomadas com fiação inadequada podem representar um risco de incêndio ou de choque elétrico. Se você não tem experiência em fiação residencial, contrate um profissional para fazer esse serviço.

O que você precisa

  • Tomada dupla
  • Caixa de passagem já instalada
  • Cabo de quatro fios a partir de um disjuntor de dois polos
  • Chave de fenda
  • Alicate de ponta fina
  • Escudo de tomada

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...