Doença periodontal necrosante aguda

Escrito por jacquelyn jeanty | Traduzido por angela spada
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Doença periodontal necrosante aguda
Prevenção da gengivite (Image by Flickr.com, courtesy of Windell Oskay)

Crescimentos bacterianos ao longo do tecido gengival que persistem com o tempo podem criar um terreno fértil para o desenvolvimento de doenças periodontais. Uma vez estabelecida a infecção, ela pode provocar a deterioração dos dentes e da gengiva. A doença periodontal necrosante aguda é uma forma extrema de gengivite que requer tratamento agressivo e cuidados dentais diários.

Outras pessoas estão lendo

Identificação

A doença periodontal é uma condição que ocasiona a deterioração das gengivas – os tecidos que abrigam os dentes – e, se não for tratada, pode resultar em perda dentária. A doença periodontal necrosante aguda é uma forma mais avançada em que os ligamentos, ossos e tecidos que circundam os dentes começam a morrer. Essa condição é mais prevalente em indivíduos desnutridos, que sejam portadores do vírus HIV ou de alguma desordem do sistema imunológico.

Efeitos

A doença periodontal necrosante aguda – também conhecida como "boca de trincheira" – é causada por uma infecção alojada nos tecidos gengivais. O termo "boca de trincheira" teve origem na Primeira Guerra Mundial, uma vez que essa condição afetava um grande número de soldados da época. O alto grau de infecção presente ocasiona mau hálito. Os estágios mais avançados são visíveis nos casos em que as gengivas começam a recuar e os dentes a amolecerem. Eventualmente, partículas de alimentos e tártaro grudam ao redor dos dentes, formando abscessos.

Gengivite

A doença periodontal necrosante aguda começa com a gengivite, uma condição em que as bolsas gengivais entre os dentes se inflamam. Essa inflamação é causada pelo acúmulo de placa bacteriana e tártaro resultante de cuidados dentais inadequados ou da escovação e uso de fio dental de forma excessivamente vigorosa. Ela pode ser tratada e prevenida através de uma higiene bucal gentil e diária. Quando não tratada, a inflamação nas gengivas pode evoluir para uma infecção, aumentando o risco de doença gengival.

Sintomas

Gengivas doloridas são um dos sinais comuns da doença periodontal necrosante aguda. Outros sintomas incluem fadiga, dor e febre. Os indivíduos afetados podem apresentar rubor ou inchaço em torno das gengivas, assim como sangramento. As erosões gengivais podem tornar-se acinzentadas conforme camadas mortas de tecido começam a surgir. O indivíduo quase sempre sente dor ao mastigar ou engolir os alimentos. As bactérias que crescem nos tecidos gengivais deflagram o sistema imunológico, causando o surgimento de linfonodos inchados no pescoço. Os fumantes são propensos a infecções virais e indivíduos com maus hábitos alimentares estão no grupo de risco dessa condição. Períodos prolongados de estresse também podem contribuir para o seu desenvolvimento.

Tratamento

Normalmente, a doença periodontal necrosante aguda é fácil de ser localizada pelos médicos devido ao mau odor causado pelo crescimento bacteriano na boca. A gravidade da condição determinará a abordagem de tratamento necessária. Pode ser preciso descamar ou raspar as camadas teciduais mortas para evitar a proliferação de bactérias, assim como uma limpeza dental profissional. Os médicos podem prescrever antibióticos, como tetraciclina, amoxacilina ou eritromicina, para eliminar qualquer infecção presente nas gengivas. Escovações diárias e o uso de fio dental são recomendados, juntamente com repetidas lavagens com uma solução de peróxido de hidrogênio.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível