Mais
×

Como fazer um domo geodésico

Atualizado em 20 julho, 2017

O domo geodésico tornou-se famoso pelo trabalho de Buckminster Fuller no fim dos anos 1940. Revolucionário pela sua alta razão de força para peso e a geometria impactante do seu projeto, o domo geodésico se tornou popular tanto na corrente principal da arquitetura quanto nas comunidades de contracultura. As propriedades incríveis dos domos geodésicos são, de certa forma, surpreendentes, dada a simplicidade da sua estrutura e também a facilidade com que podem ser construídos. A única coisa que importa é manter as formas homogêneas.

Instruções

Domos geodésicos criam pontos de referência impactantes (Hemera Technologies/Photos.com/Getty Images)
  1. Escolha os materiais de construção baseado-se no tamanho e na força da estrutura que deseja construir. Você pode trabalhar com praticamente tudo. As estruturas e as juntas podem ser feitas de palitos de fósforo e massa de calafate, pinos e massa de modelar, canos de cobre e parafusos ou canudos e alfinetes. Mesmo que seja muito leve, pode ser adicionada força nas pontas.

  2. Corte 90 peças de comprimento igual do material estrutural. O comprimento que você cortar dependerá do tamanho do domo que deseja fazer. Se quiser fazer um de 61 cm, essas estruturas devem ter 18,60 cm de altura. Corte o restante desses comprimentos a 97,85% do comprimento do primeiro conjunto de estruturas e outros 80% a 84,53%. Etiquete ou marque cada tipo de estrutura, para que possa ver facilmente qual tipo é qual.

  3. Faça o pentágono central, que fica no topo do domo. Junte cinco estruturas curtas que se irradiarão do ponto central, para fazer os raios. Como você juntará as pontas dependerá do material que usar. Para os iniciantes, será mais fácil usar algo como alfinetes ou parafusos, que permitirão fazer a rotação das peças em volta da junta. Junte as pontas soltas das estruturas curtas com cinco estruturas médias, para formar o pentágono. O domo já começará a se curvar e se tornar tridimensional.

O que você precisa

  • Material de estrutura
  • Material de junção
  • Material de cobertura
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article