O que fazer durante uma enchente

Escrito por emily brown king | Traduzido por ágata erhart
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
O que fazer durante uma enchente
As consequências das enchentes podem ser reduzidas com prevenção e atitudes rápidas

As enchentes são um dos perigos climáticos mais comuns no Brasil e causam prejuízos de milhões de reais todos os anos. Porém, existem maneiras de se preparar para um clima destrutivo e de proteger sua família.

Outras pessoas estão lendo

Preparação

O melhor jeito de se proteger durante uma enchente é ter um bom plano de prevenção antes mesmo que o desastre ocorra. Áreas baixas e planas possuem riscos muito maiores de inundações, obrigando a compra de um seguro contra enchentes e a preparação de um porão com selagem e impermeabilização adequadas. Você também deve manter objetos como fornalhas, aquecedores e painéis elétricos elevados em blocos de concreto. Certifique-se de que sua comunidade está protegida contatando autoridades locais e descobrindo quais seus planos de ação em caso de enchente.

Durante um alerta de inundação

Se há previsão de tempestade e enchente, mantenha-se alerta e cheque frequentemente as notícias no rádio e na televisão para se atualizar. Avisos importantes serão emitidos pelo Instituto Nacional de Meteorologia, para alertá-lo dos perigos. Se você acredita que sua casa está correndo perigo de sofrer inundação, mova itens importantes, como arquivos financeiros e equipamentos elétricos para fora do porão, na altura mais elevada da casa. Tire os aparelhos elétricos que você não conseguirá mover da tomada. Se possível, não leve nenhum móvel para fora e verifique se os animais de estimação foram levados para dentro. Se há informações de inundações rápidas na sua região, você está correndo um alto risco, por isso, tome medidas imediatamente. Essas inundações podem acontecer sem aviso e são muito perigosas.

Prepare para evacuar a casa

Se você for forçado a sair de sua casa, existem diversos passos que você pode seguir para prepará-la antes de sair. Feche e tranque todas as janelas e portas. Desligue todos os seus aparelhos diretamente na válvula principal. Porém, se há um nível baixo de água parada na casa, não arrisque sua vida tocando em equipamentos elétricos. Leve objetos básicos com você, como chaves do carro, um celular carregado, cartões de crédito e as informações do seguro.

Dirigir e andar em condições de enchente

Assim que você tiver deixado a casa, proteja-se enquanto procura por um lugar seguro. Se há mais que uns poucos centímetros de água corrente do lado de fora, ligue e peça ajuda aos serviços emergenciais. Mesmo que pareça rasa, a água em movimento rápido pode facilmente derrubar uma pessoa e conter objetos perigosos. Não dirija seu carro em meio às águas da enchente. O veículo pode ficar inundado, causando a perda do controle. Apenas 30 cm de água pode fazer com que o carro boie para longe. Se é impossível evadir-se do local, vá para um terreno alto ou para o nível mais alto de sua casa e peça ajuda.

Não perca

Referências

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível