Efeito splatter no Photoshop

Escrito por joshua mcgee Google | Traduzido por andre trapani possignolo
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Efeito splatter no Photoshop
Use o photoshop para criar efeitos splatter (NA/Photos.com/Getty Images)

Antigamente, borrões em objetos de pinturas, por exemplo, eram considerados uma bagunça. Entretanto, a arte abstrata começou a reverter esta visão e efeitos com borrões começaram a ser considerados arte. Hoje, o efeito splatter adiciona um interessante efeito caótico a um projeto. O photoshop disponibiliza muitas maneiras diferentes de atingir tal efeito.

Outras pessoas estão lendo

Brush

A ferramenta "Brush" (pincel) do photoshop contém muitos meios de adicionar o efeito splatter a um projeto, sendo que muitos dos pincéis disponíveis são feitos especialmente para isto. Além disso, você pode ajustar os controles para transformar qualquer pincel em um de splatter, para tal, selecione "Windows" e depois "Brushes" para abrir a caixa de diálogo. Use o controle de tamanho para determinar a distância de cada pincelada e o controle de dispersão para determinar a distância entre cada efeito splatter. Se os pincéis disponíveis não lhe agradarem, você pode baixar um "splatter brush" (pincel de splatter) de outro desenvolvedor.

Efeito splatter no Photoshop
.

Filtro splatter

O filtro "Splatter" é outro modo de aplicar rapidamente o efeito ao seu projeto. Para usá-lo, o fundo deve estar preenchido com alguma cor, e não transparente. Além disso, se você for usar o efeito em textos, estes deverão estar rasterizados; não será possível alterar o texto depois. Vá em "Filter", "Brush", "Strokes" e depois "Splatter". Uma caixa de diálogo aparecerá permitindo alterar as características do efeito. Ajuste o controle “Spray Radius” (raio do spray) para determinar o quão distanciados os efeitos aparecerão. O controle “Smoothness” (suavidade) determina a suavidade da imagem.

Efeito splatter no Photoshop
.

À mão

Muitas vezes é possível alcançar o efeito mais rapidamente ao criá-lo da maneira antiga. Espalhe tinta em um pedaço de papel e, uma vez que conseguir um padrão próximo ao desejado, digitalize ou fotografe o papel. No Photoshop, é possível usar as ferramentas para rapidamente sintonizar a aparência da imagem até que se enquadre perfeitamente no desejado. Por exemplo, você pode selecionar um pedaço da imagem e mudar a cor e o tamanho do splatter.

Gradientes e efeitos combinados

É possível alcançar um efeito splatter combinando diferentes efeitos. Por exemplo, o tutorial “Realistic Blood Splatter” (Slpatter de sangue realístico), na seção de recursos, instrui a usar o filtro "cloud" (nuvem) e "fiber" (fibra) com um gradiente selecionado para criar uma cena macabra impressionante. O tutorial "Splattergraph" combina os efeitos "Crystallize" (Cristalizar), "Mosaic" (Mosaico), "Spatter", and "Gradient" (Gradiente) para criar um fundo abstrato. Combinar efeitos de forma criativa pode trazer efeitos únicos para seu projeto.

Usos

Variando essas técnicas de splatter com criatividade pode-se criar várias aparências diferentes. Por exemplo, uma técnica popular envolve fazer um efeito grunge, como o efeito de sangue mencionado acima. Se seus projeto contém água ou tinta, você pode usar os efeitos para dar um efeito de líquido pingando. Ainda é possível usar o splatter como um fundo abstrato, dando destaque à imagem do primeiro plano.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível