Efeitos de brilho no Adobe Flash

Escrito por timothy allen | Traduzido por anderson gandor
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Efeitos de brilho no Adobe Flash
O Flash oferece uma quantidade quase ilimitada de variedades de efeitos de brilho (Jupiterimages/liquidlibrary/Getty Images)

Quando estiver criando uma animação com o Adobe Flash é sempre válido incluir algum dos efeitos especiais pré-definidos que o programa disponibiliza para maximizar a aparência realista (ou sobrenatural) do seu desenho. Estes efeitos podem fazer a diferença entre um cartum monótono e desinteressante e um trabalho artístico muito mais realista. O efeito de brilho no Flash é um dos recursos disponíveis no painel de Filtros do Flash mais utilizados (algumas vezes em excesso). Quando utilizado de maneira correta, no entanto, pode transformar uma animação comum em um trabalho extraordinário.

Outras pessoas estão lendo

Força do brilho

A intensidade direta da aplicação do filtro de brilho é controlada pela força do brilho. Os valores da força de brilho podem variar de 0 a 1000 e determinam qual será a densidade da partícula de brilho e a que distância o brilho será irradiado com base na configuração de desfoque. Selecionar a configuração mais forte possível de brilho é uma tentação e um erro bastante comum. Efeitos muito fortes de brilho tiram a atenção dos outros elementos do palco, e o raio do brilho utilizado no efeito pode ofuscar ou até mesmo eliminar o objeto onde ele foi aplicado.

Desfoque do brilho

Uma vez configurada a força do brilho para o objeto, você pode ajustar os eixos X e Y de desfoque. Normalmente estes eixos se ajustam ao mesmo tempo, mas as barras deslizantes podem ser desbloqueadas para que sejam ajustadas individualmente. O desfoque do brilho controla a que distância do objeto o brilho será irradiado. Quanto maior o desfoque, mais longe o brilho irradia. O desfoque e a força do brilho estão bastante relacionados. Por exemplo, uma força de brilho de 100 limita a extensão do desfoque a este valor, mesmo que você mova a barra deslizante para o valor máximo possível. Ao desbloquear os eixos X e Y do desfoque, você consegue controlar o brilho ao longo de um eixo em particular. É um recurso válido se você limitou a sua área de palco em uma das direções. Os efeitos de brilho não se estendem além da área de palco do Flash.

Cor

O Flash permite que você escolha a cor do seu efeito de brilho dentro da paleta de cores disponível no seu sistema. Se as cores da paleta não forem suficientes, você pode selecionar uma cor a partir do espectro circular disponível, que permite que você obtenha qualquer cor que imaginar. Se apenas uma cor de brilho não é suficiente para criar o efeito que você imaginou, o Flash tem uma opção que permite que você aplique um efeito gradiente de duas ou mais cores ao brilho, ajustando suas posições por meio da barra deslizante. O brilho gradiente é mais indicado se o objeto onde está sendo aplicado o brilho consegue realmente produzir diferentes cores ao longo de seus vários eixos.

Nocaute e brilho interno

As 2 opções finais disponíveis para a configuração de brilho são as caixas de efeito nocaute e o brilho interno. A seleção do nocaute faz com que o objeto onde o brilho está sendo aplicado desapareça. O efeito de nocaute é deixar por trás um brilho de contorno ou silhueta que é idêntico à forma do objeto original. É um recurso válido para criar um efeito de brilho após alguma imagem da sua animação ter desaparecido. A caixa de brilho interno altera a irradiação do brilho para a parte interna do objeto. Um efeito de brilho interno muito intenso com uma configuração de raio muito alta resulta no preenchimento total do objeto com a cor do brilho.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível